Câmara do Porto convoca empreendedores e decisores para discutir desafios do comércio

Entre 22 e 23 de novembro, o primeiro Fórum do Comércio vai juntar comerciantes locais, empreendedores internacionais e decisores de políticas de desenvolvimento económico no Palácio da Bolsa

Dar a conhecer as boas práticas nacionais e internacionais de inovação e digitalização do comércio local, e impulsionar a troca de conhecimentos entre agentes económicos. Incrementar a notoriedade do comércio de proximidade do Porto junto dos media, centros urbanos de referência, e instituições de ensino e formação. Estes são os principais propósitos do primeiro Fórum do Comércio que o município do Porto organiza, a 22 e 23 de novembro, no Palácio da Bolsa.

Subordinado ao tema “A experiência de consumo”, este primeiro Fórum do Comércio vai reunir comerciantes locais, empreendedores internacionais e decisores de políticas de desenvolvimento económico e da comunidade portuense.

A cidade do Porto tem mais de 6500 estabelecimentos de comércio e serviços. A autarquia liderada por Rui Moreira implementou um conjunto de políticas municipais de dinamização do comércio, como é o caso da plataforma “Shop in Porto” para fomentar a transição digital e a inovação, onde é possível consultar, em tempo real, informações sobre os estabelecimentos, além do programa Porto de Tradição que já atribuiu o reconhecimento a mais de 100 lojas.

As políticas municipais de dinamização do comércio passam também pela geração de informação e conhecimento para a decisão e a ação, desenvolvendo análise de dados e estudos como o Observatório do Comércio, o primeiro censo extensivo do universo de comerciantes da cidade do Porto.

Câmara Municipal do Porto

“As políticas municipais de dinamização do comércio passam também pela geração de informação e conhecimento para a decisão e a ação, desenvolvendo análise de dados e estudos como o Observatório do Comércio, o primeiro censo extensivo do universo de comerciantes da cidade do Porto”, completa a câmara portuense, num comunicado enviado às redações. Além do reconhecimento de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local.

Ao longo dos dois dias, o evento vai debater “o papel do comércio de proximidade para um urbanismo de proximidade”, “o comércio local nas plataformas digitais”, a “digitalização de experiência de consumo” ou “acolher no digital”. Catarina Portas, empreendedora e responsável da marca “Uma Casa Portuguesa”, será uma das moderadoras.

Entre os participantes desta iniciativa estão Francesc Povedano, coordenador de comércio, restauração e mercados do município de Barcelona; Mónica Soares, consultora e parceira da MCF Consulting; Manuel Heredia Perez, diretor-geral de comércio e consumo do governo regional da Galiza. Assim como Mané Pupo, Ceo & Founder Rosa Malva; Carlos Coelho, presidente da Ivity Brand Corporation; Rafael Tonon, jornalista gastronómico; Ana Mestre, diretora da Escola de Comércio do Porto; Tiago Brito, gerente d’ A Regaleira, e Carlos Brito, professor da Faculdade de Economia do Porto (FEP).

Todas as atividades desta iniciativa são de acesso gratuito, mediante inscrição.

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