Cascais “pesca” nova lota e cais de aprestos em investimento superior a um milhão de euros
Lota de Cascais e cais de aprestos alvo de uma intervenção que dotou os espaços de mais condições, tanto para os pescadores, como para a comunidade. Um investimento superior a um milhão de euros.
Apresentada pela Docapesca, a requalificação total da lota de Cascais representou um investimento de cerca de 600 mil euros, cofinanciado pelo programa operacional Mar 2020, enquanto o novo cais de aprestos no porto de pesca de Cascais, uma intervenção da autarquia local, teve um custo adicional de 500 mil euros.
“Com esta infraestrutura, estão criadas as condições para podermos proceder à primeira venda do pescado capturado pelos pescadores de Cascais, dando cumprimento as melhores práticas internacionais no âmbito da segurança alimentar. Com uma cadeia de frio reforçada pelas novas, fábrica de gelo e câmara frigorífica, vai ser possível contribuir para valorizar ainda mais o produto destes profissionais da pesca e fazer chegar à mesa dos portugueses, pescado de elevadíssima qualidade”, afirmou Sérgio Faias, presidente do conselho de administração da Docapesca, na cerimónia de inauguração.
O novo cais de aprestos contribui ainda para a promoção de outras atividades, tradições e conhecimentos ligados à pesca junto da comunidade, de forma a fomentar a paisagem e o património cultural marítimo. Já a Lota de Cascais volta a permitir a realização da primeira venda do pescado, com todas as condições higiossanitárias.
A nova lota de Cascais conta com uma área de entrada e saída de pescado, equipada com máquina de gelo, com capacidade de produção de uma tonelada por dia, uma cuba de armazenamento com 950 quilos de capacidade, câmara frigorífica, balança de pesagem, zonas de colocação de caixas em espera e de venda e zona de lavagem e armazenamento de caixas limpas, detalha o município de Cascais no site.
No mesmo dia foi também inaugurado o novo cais de aprestos no porto de pesca de Cascais, uma intervenção da Câmara Municipal de Cascais, que representou um investimento adicional de 500 mil euros.
Neste espaço foram criadas 33 malas, oito para armadores da pesca costeira (com uma área de abrigo de 43,72 metros quadrados) e 25 para armadores da pesca local (uma área de abrigo de 22,64 metros quadrados), servindo para o armazenamento e apoio da atividade piscatória.
A Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT) reforçou que a “requalificação do cais de aprestos pretende igualmente dar mais e melhores condições de trabalho e segurança, para o exercício da atividade piscatória, contribuindo ainda para a segurança alimentar e valorização do pescado”. A nova lota de Cascais “dispõe de todas as condições necessárias para controlo veterinário, permitindo a realização da primeira venda de pescado”, acrescenta o organismo regional.
“Após uma intervenção profunda, os espaços agora requalificados promovem a pesca tradicional no concelho, bem como, outras atividades, tradições e conhecimentos ligados à pesca, contribuindo para a interação social da comunidade piscatória residente, restantes munícipes e turistas”, conclui o Ministério da Agricultura.
A cerimónia contou com a presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e da secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e ainda do presidente do conselho de administração da Docapesca, Sérgio Faias.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cascais “pesca” nova lota e cais de aprestos em investimento superior a um milhão de euros
{{ noCommentsLabel }}