Universidade do Minho lidera ranking nacional na sustentabilidade ambiental
Ranking GreenMetric avalia a sustentabilidade ambiental de 1.183 universidades de todo o mundo. Academia minhota está na 105ª posição a nível mundial e há outras sete portuguesas na lista.
A Universidade do Minho (UMinho) é a melhor instituição portuguesa e a 105ª a nível mundial no “UI GreenMetric World University Rankings 2023”, que avaliou a sustentabilidade ambiental de 1.183 universidades de todo o mundo. Há oito instituições portuguesas neste ranking.
Além da Universidade do Minho, estão listadas mais sete universidades e politécnicos nacionais: Universidade de Aveiro (163ª posição), o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (219º), a Universidade Nova de Lisboa (288º), o Instituto Universitário de Lisboa (550º) o Politécnico de Lisboa (553º) o Instituto Politécnico do Porto (620º) e a Universidade Lusófona (858º).
A UMinho é líder nacional desde 2017, quando se estreou nesta lista. Este ano destaca-se em áreas como a utilização de águas, no tratamento de resíduos, na educação e na investigação. No pódio estão as universidades de Wageningen (Países Baixos), Nottingham Trent (Reino Unido) e Umwelt-Campus Birkenfeld/Trier (Alemanha).
“Os resultados demonstram que a sustentabilidade ambiental é uma marca identitária da UMinho, faz parte de um compromisso estratégico de liderança nesta área para construir uma comunidade mais saudável, vibrante e participativa, com vista a um futuro melhor. Revelam também o esforço da instituição em prol do desenvolvimento sustentável através do ensino, investigação e transferência de conhecimento, bem como nas suas práticas internas, políticas e procedimentos”, afirma a academia minhota, em comunicado.
O reitor, Rui Vieira de Castro refere que as instituições de ensino superior têm “uma responsabilidade adicional” na sustentabilidade, considerada a principal solução para os desafios globais segundo entidades como as Nações Unidas, o Fórum Económico Mundial e o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável. “A UMinho prossegue empenhada na sua estratégia de desenvolvimento sustentado, pondo ênfase na articulação com os Objetivos da Agenda 2030”, realça.
Devido ao “bom desempenho” da UMinho, que está presente no ranking GreenMetric desde 2017, foi escolhida para coorganizar o “9th International Workshop on UI Greenmetric”, que decorreu em junho de 2023, em Braga. O encontro foi dedicado ao tema “Innovation, Impacts and Future Direction of Sustainable Universities”, contando com especialistas dos cinco continentes e a atribuição de prémios às universidades mais sustentáveis do mundo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Universidade do Minho lidera ranking nacional na sustentabilidade ambiental
{{ noCommentsLabel }}