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Marcas promovem a solidariedade com campanhas de Natal

Rafael Ascensão,

Para ajudar crianças carenciadas, angariar fundos para instituições que apoiam idosos isolados ou captar voluntários para o combate ao desperdício alimentar, marcas apostas no apelo à solidariedade.

O Natal, além de ser uma altura particularmente marcada por um reforço de comunicação, é também uma época propícia à solidariedade. Neste sentido, muitas marcas e empresas aliam as duas vertentes e investem na divulgação de causas sociais.

“A Solidariedade é contagiosa. Contagie e deixe-se contagiar…” – Costa Verde

A empresa de porcelanas Costa Verde lançou pelo décimo ano consecutivo uma campanha de Natal solidária. Todos os seus colaboradores e parceiros são convidados a doar produtos alimentares, vestuário, calçado e outros utensílios para serem entregues a uma associação de Vagos – concelho onde a empresa está sediada – para que esta distribua os produtos junto das famílias carenciadas desse município.

“Natal é Doar e Receber” – Mundicenter

Entre 7 e 16 de dezembro a Mundicenter promoveu uma campanha de Natal com o objetivo de apoiar a Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças e Jovens com Cancro, através da realização de uma ativação em seis dos seus shoppings (Amoreiras Shopping Center, Arena Shopping, Braga Parque, Forum Aveiro, Oeiras Parque e Spacio Shopping). Ao longo desses 10 dias, os espaços da Mundicenter ofereceram 165 mil euros em Mundicenter Gift Cards e deram a possibilidade dos seus visitantes ajudar na missão solidária de apoiar a Associação Acreditar. Os participantes, além de ser habilitarem a prémios, contribuíam para o objetivo coletivo da doação de 30 mil euros à Associação Acreditar.

“Natal Solidário” – BPlanet

O BPlanet, centro comercial e retail park, desafia os seus visitantes a personalizarem e colocarem adornos na árvore de Natal do centro comercial, localizada na Vila do Pai Natal. Por cada adorno entregue, o BPlanet compromete-se a doar um euro à instituição local selecionada.

“Ajude uma criança a sorrir” – BPI

Já o BPI pretende oferecer presentes de Natal a crianças apoiadas por cerca de 250 instituições de solidariedade social, mobilizando os seus colaboradores e clientes. As Árvores de Natal dos espaços comerciais do BPI foram decoradas com cartões que representam um presente para uma criança carenciada apoiada por uma instituição social. Para os interessados em contribuir é necessário pedir um cartão, comprar o presente aí inscrito e entregá-lo, devidamente embrulhado, no mesmo local. Ao longo dos 11 anos em que tem sido desenvolvida, esta iniciativa permitiu distribuir cerca de 155 mil presentes.

“Presentes Solidários” – FEC

A FEC (Fundação Fé e Cooperação) lançou uma nova edição da sua campanha de Natal “Presentes Solidários”, com os presentes deste ano a contribuírem para uma educação e saúde de qualidade nos oito países lusófonos. É proposta a oferta de sapatilhas e mochilas a crianças de Timor-Leste, kits de medicamentos e nutrição para um hospital pediátrico na Guiné-Bissau, ou de material escolar necessário para crianças em Angola, Brasil e Cabo Verde. Ao longo de 17 edições a FEC já entregou 43 mil presentes – num total de 596.803 euros angariados – a comunidades vulneráveis nos oito países lusófonos.

“Unidos por Sorrisos” – UPS

Na sua terceira edição, a campanha “Unidos por Sorrisos”, da UPS, pretende angariar brinquedos e livros para levar a alegria natalícia até às crianças em situação de vulnerabilidade. A campanha deste ano abrange 43 localidades portuguesas e conta com 50 lojas UPS Access Point, disponíveis para recolher donativos até 11 de janeiro de 2024. É possível doar brinquedos ou livros em bom estado para que outras crianças possam desfrutar da sua prenda de Natal. Estes serão entregues à Casa da Criança de Tires à Cerporto.

“Em cada oportunidade, estás tu” – Ajuda em Ação

A nova campanha de Natal da Ajuda em Ação desafia os portugueses, até ao final do ano, a devolverem a oportunidade que um dia lhes foi dada e oferecê-la a quem mais precisa. Os donativos podem servir para comprar mais tecidos para o programa de costura que dão origem a peças únicas produzidas pelas mulheres que fazem parte do projeto, sendo depois vendidas por para lhes trazer mais rendimentos, ou para continuar a implementar programas como o “Bora Jovens”, que já integrou mais de 150 jovens no mercado de trabalho, ou o como “A Minha Escola é Cool”, que melhorou o aproveitamento escolar de muitas crianças desde que se iniciou”, explica Linda Morango, diretora de marketing e angariação de fundos da Ajuda em Ação Portugal, em comunicado. À campanha associaram-se personalidades como a apresentadora Luísa Barbosa, o cantor Matay, a designer de moda Roselyn Silva ou a artista Sara Correia.

“Combater o desperdício alimentar: uma Tradição bem Portuguesa” – A Padaria Portuguesa

Neste Natal, A Padaria Portuguesa lançou uma campanha de angariação de novos voluntários para a Refood, tendo como objectivo envolver mais pessoas no combate ao desperdício alimentar. No spot é o próprio fundador da Refood, Hunter Hadler, que encarna num “Pai Natal” que entrega “sonhos”, fazendo-se o paralelismo com a sua atividade diária de entrega de refeições. A Padaria Portuguesa vai também doar um euro pela venda de cada Lata de Música com bolachas de Gengibre/Canela e Cacau para iniciativas de combate ao desperdício alimentar.

“Uma Música de Natal Diferente” – Aldi

O Aldi apresentou, na campanha de Natal, um jingle que conta com a participação da Skoola, uma academia de música urbana para jovens entre os 10 e 18 anos que visa a promoção da inclusão social e a igualdade de oportunidades de crianças e jovens da Área Metropolitana de Lisboa. A marca vai contribuir com 50 mil euros para apoiar a missão desta Academia, que perdeu este ano o financiamento que assegurava a atribuição de bolsas a jovens que queriam estudar música.

“Árvore Solidária” – Altice Arena

Este ano a Altice Arena junta-se ao projeto “Árvore Solidária”, numa iniciativa em parceria com a Have a Nice Day e Vizinhos à Janela, convidando todos aqueles que forem ao seu espaço a levar consigo alimentos não perecíveis de forma a contribuírem para fazer crescer esta árvore e ajudar aqueles que mais necessitam. A entrega dos donativos é feita no recinto, ao pé da garagem da Altice Arena, sendo estes entregues às associações Ajuda de Mãe, Sol Fraterno, Família Solidária, CrescerSer, Casa da Criança – Fundação Champagnat, Projeto Gira no Bairro e Gmasa. A Altice Arena é responsável pela logística e custos da ação e contribuirá ainda com um montante que será convertido em alimentos.

“Uma missão na serra algarvia” – Grupo Renascença Multimédia

A campanha deste ano das rádios do Grupo Renascença Multimédia tem como objetivo equipar o Centro Paroquial de Cachopo. Trata-se de uma instituição que combate diariamente a solidão dos mais velhos, na aldeia de Cachopo, uma das freguesias mais isoladas da serra algarvia, e que vai ser ampliado e preparado para receber mais utentes. Os novos quartos a serem construídos precisam de ser equipados com material específico, pelo que é nesse sentido que a Renascença, RFM e Mega Hits apelam à solidariedade dos seus ouvintes.

“#DoaOteuFeed” – Fundação PHC

A campanha de Natal da Fundação PHC tem como objetivo incentivar a comunidade a utilizar as suas redes sociais para promover associações de caridade, desafiando as pessoas a transformarem os feeds de redes sociais em plataformas de consciência social dedicado a associações que necessitam de visibilidade e apoio. Para aderirem a esta iniciativa, basta que escolham uma associação local a quem queiram dar visibilidade e partilhem com o hashtag #DoaOteuFeed. A campanha conta já com a participação de personalidades como Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, e Rita Piçarra, ex-CFO da Microsoft.

“A ajuda mora ao lado” – Missão Continente

Promovida pela Missão Continente, a campanha visa apoiar cerca de mil instituições locais (na proximidade das mais de 300 lojas Continente em todo o país), decorrendo até ao dia 7 de janeiro em todas as lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia, através da venda de vales de 1 e 5 euros. Aos clientes é dada, pela primeira vez, a opção de escolher a instituição local que querem apoiar, com três opções por loja. O saldo do Cartão Continente pode ser utilizado para comprar vales.

 

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