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Dentsu prevê que investimento publicitário cresça 4,6% a nível global

Rafael Ascensão,

Segundo a previsão da Dentsu, em 2024 os anunciantes vão gastar, em média, 139 dólares per capita a nível mundial, valor 75% superior ao montante que era gasto há 20 anos (80 dólares).

O investimento publicitário a nível global deve crescer 4,6% no próximo ano, embora parte do crescimento se deva à inflação, prevê a Dentsu no seu último relatório “Ad Spend Forecasts December 2023“. No entanto, se o investimento fosse feito a preços constantes, o crescimento seria apenas de 2,5%.

Segundo a Dentsu, o investimento publicitário a nível mundial deve alcançar em 2024 os 752,8 mil milhões de dólares (cerca de 697,7 mil milhões de euros), naquele que é um ligeiro decréscimo face às expectativas do grupo que no final de maio deste ano antevia um crescimento de 4,7% (762,5 mil milhões de dólares) para o próximo ano.

O relatório revela ainda que o investimento publicitário em digital continua numa trajetória ascendente, prevendo um crescimento de 6,5% em 2024, ano em que pode alcançar 442,6 mil milhões de dólares, representando assim 58,8% do total do investimento. No documento é ainda feita a previsão de que em 2026 o digital vai recolher mais de 60% do investimento publicitário global.

Já o investimento publicitário em televisão deve inverter o registo negativo dos dois últimos anos – em que contraiu 0,4% (2022) e 4% (2023) – e crescer 2,9%, alcançando os 173,5 mil milhões de dólares, prevê a Dentsu, que justifica este crescimento com a realização de grandes eventos no próximo ano, como sejam as eleições norte-americanas ou eventos desportivos como os Jogos Olímpicos ou o Euro 2024.

A imprensa, que tem vindo a registar um decréscimo desde 2008 e que desceu 4,9% e 4,6% em 2022 e 2023, deve abrandar a queda, e retrair 3,3% no próximo ano. Vai captar 6,2% do total do investimento publicitário, num montante de 46,6 mil milhões de dólares, antecipa.

Por sua vez, o out-of-home (OOH) deve crescer 4,4% em 2024, alcançando os 42,4 mil milhões de euros e representando 5,6% do investimento a nível global. O OOH tradicional deve crescer 3,6% em 2024, sendo que é entre o digital OOH que se dá o maior crescimento: 8,5%, o mesmo já registado em 2023.

Depois de crescer 4,1% em 2022 e apenas 0,7% em 2023, o investimento publicitário em áudio deve apresentar em 2024 um crescimento de 1,1% para 36 mil milhões de dólares (4,8% do total do investimento global).

Já o cinema deve crescer 6,4% – numa revisão superior à anterior feita pelo grupo que antevia um crescimento de 5,5% – recolhendo 2,8 mil milhões de dólares, ou seja, 0,4% do total do investimento.

A Dentsu prevê também que o investimento publicitário cresça em todas as regiões, com o continente americano (5,8%) – com 353,1 mil milhões de dólares de investimento publicitário – a ultrapassar este ano a região asiática do Pacífico (4%) como a que mais cresce. A região da Europa, África e Médio Oriente, por sua vez, deve crescer 2,7%, para 158,7 mil milhões de dólares.

Segundo o relatório, em 2024 os anunciantes vão gastar, em média, 139 dólares per capita a nível mundial, sublinhando-se que este valor é 75% superior ao montante que era gasto há 20 anos atrás (80 dólares).

Por outro lado a previsão da Dentsu aponta ainda para que o investimento em publicidade represente, em média, 0,75% do produto interno bruto (PIB) dos respetivos países, valor consistente com aquele analisado há 20 anos (0,70%). No entanto, alguns países realizam um maior investimento publicitário em relação ao seu PIB do que os outros, principalmente o Japão (1,26%), o Reino Unido (1,23%) e os Estados Unidos da América (1,13%).

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