Ideias +M

“Marketing Game” do IPAM quer dar aos estudantes um primeiro contacto com o marketing

Rafael Ascensão,

O jogo virtual permite aos alunos participantes ganhar uma "visão holística do que é o marketing", área "cada vez mais determinante para a formação dos líderes do futuro", refere a diretora do IPAM,

O “The Marketing Game”, competição totalmente online promovida pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), está de volta para uma nova edição. O seu principal objetivo passa por “possibilitar um primeiro contacto com a realidade da tomada de decisões estratégicas de marketing aos alunos do ensino secundário e do ensino profissional”, diz Marta Bicho, diretora do IPAM Lisboa, ao +M.

Os interessados devem criar uma equipa com dois a três elementos, podendo inscrever-se gratuitamente até ao dia 10 de fevereiro. A competição tem início a 26 de fevereiro, data a partir da qual, durante dois meses e meio, os estudantes vão poder experienciar a gestão de marketing de uma empresa do setor de negócio dos smartphones num contexto de concorrência em mercado real.

As equipas vão assim encontrar o desafio de implementar planos de gestão de marketing, visando a promoção da “tomada de decisão em matérias como canais de distribuição, meios de comunicação, preços, publicidade e retalhistas”, sendo que o jogo “fomenta ainda ao longo do desafio, o trabalho de equipa e a capacidade de liderança em ambiente virtual“, diz Marta Bicho.

Para isso, a iniciativa utiliza um simulador virtual – pensado e desenvolvido pelo IPAM em parceria com a Cesim – que “recria a realidade empresarial e de mercado, não se tratando de nenhuma simplificação da realidade, dando possibilidade às equipas participantes de lidarem com o mesmo enquadramento a que está sujeito um profissional de marketing“, explica a diretora do IPAM.

Segundo Marta Bicho, “o marketing tem um papel inequívoco no mundo dos negócios, afigurando-se uma área cada vez mais determinante para a formação dos líderes do futuro, pelo que os jovens começam a ficar cada vez mais despertos para esta área e a importância que assume nas empresas“.

Marta Bicho, diretora do IPAM Lisboa.

Neste sentido, “quando chega o momento de ingressarem no mercado de trabalho será uma mais-valia os conhecimentos adquiridos em gestão de marketing e com o qual começam a ter contacto no The Marketing Game“, diz Marta Bicho.

Criado em 2001, o The Marketing Game já teve mais de seis edições, sendo que as últimas três edições contaram com mais de 400 equipas (cada uma composta por entre três a cinco participantes). O balanço feito pela diretora do IPAM é “muito positivo”, pois através desta iniciativa “os participantes ganham uma visão holística do que é o marketing, através da simulação da gestão do dia-a-dia de uma empresa”.

“O The Marketing Game tem evoluído, na medida em que, cada vez mais, está integrado nas salas de aulas, através do crescente interesse dos alunos e dos professores, fazendo com que seja um exercício de aprendizagem”, diz ainda Marta Bicho, acrescentando que as parcerias com a Associação Portuguesa de Administração de Marketing (APPM) e a Plátano Editora “demonstram o reconhecimento e a importância” do projeto.

O jogo é enquadrado por um conjunto de iniciativas como o “Mentoring Hub”, onde tutores asseguram a adaptação dos participantes e prestam o apoio e esclarecimento, o “Practice Round”, para a preparação dos participantes antes de iniciar formalmente a competição, e ainda dois “Webinares temáticos”, onde o objetivo passa pela partilha de conhecimento com e entre os participantes.

Na edição deste ano, as equipas disputam três prémios monetários atribuídos em vouchers Fnac. Ao primeiro lugar é atribuído um voucher no valor de 800 euros, ao segundo um de 500 euros e ao terceiro um de 300 euros.

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