Media

Domingos de Andrade volta a assumir direção da TSF

Carla Borges Ferreira,

Para além da direção-geral da TSF, Domingos de Andrade foi nomeado diretor-geral editorial dos títulos que vão sair da esfera do Global Media Group.

Domingos de Andrade foi nomeado diretor-geral da TSF. O jornalista recupera também a função de diretor-geral editorial dos títulos Jornal de Notícias, O Jogo, Revistas JN Historia, Evasões, Volta ao Mundo e Noticias Magazine, NTV e Delas, marcas que vão ser compradas pelo grupo de empresários representado por Diogo Freitas.

A decisão, tomada esta segunda-feira pela nova administração do grupo, e à qual o +M teve acesso, dá forma à solução que está a ser desenhada para os títulos que vão sair da esfera do grupo, tal como o +M avançou na última semana.

Domingos de Andrade, recorde-se, deixou a direção da TSF em setembro, altura em que foi substituído por Rui Gomes, que assumiu a direção-geral da rádio. A partir dessa altura passou a existir a função de diretor-geral e também a de diretor de informação, cargo desempenhado do final de setembro de 2023 a janeiro de 2024 por Rosália Amorim, que se demitiu do grupo no final de janeiro, após cerca de mês e meio como diretora demissionária. Desde meados de janeiro que a função é assumida interinamente por Artur Cassiano, que fazia parte da direção da atual diretora de marketing da EY.

A Domingos de Andrade, que assume agora a direção-geral da TSF Rádio Notícias e não a direção de informação, cabe agora indicar o diretor de informação da TSF, bem como dos restantes títulos sob a sua alçada.

A decisão de devolver a Domingos de Andrade a direção editorial dos títulos foi tomada horas depois de ter sido nomeada, em assembleia-geral, a nova administração do Global Media Group. Vítor Coutinho, até março de 2021 vice-reitor do Santuário de Fátima, e Rui Rodrigues, o “Piratinha do Ar”, como ficou conhecido por aos 16 anos ter desviado um avião da Tap para Madrid, e que já colaborava com o grupo, são os dois novos nomes no conselho de administração do Global Media Group, como avançou o +M. A comissão executiva ainda não foi nomeada, mas o ex vice-reitor do Santuário de Fátima será o novo CEO do grupo, apurou também o +M.

A estes junta-se, de novo, Diogo Queiroz de Andrade e também José Pedro Soeiro, Kevin Ho, Marco Galinha e Mendes Ferreira, acionistas do grupo. Regressa ainda Vítor Menezes, que já fazia parte do anterior conselho de administração.

 

(notícia atualizada às 20h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.