Famalicão constrói residência universitária de 4,8 milhões de euros

A residência universitária "Vila" estará concluída no próximo ano e terá capacidade para receber 91 estudantes de quatro instituições de Ensino Superior do concelho.

O antigo edifício dos serviços municipais de Ambiente, na Praça D. Maria II, em Vila Nova de Famalicão, está a ser transformado na primeira residência universitária da cidade. A “Vila” deverá abrir portas já no próximo ano e representa um investimento na ordem dos 4,8 milhões de euros.

O projeto contempla a reabilitação e a adaptação do edifício principal existente e a construção de um novo bloco especialmente projetado para fins habitacionais. Este terá capacidade para instalar 91 residentes, distribuídos por 53 quartos com cinco tipologias diferentes — incluindo quartos e estúdios simples e duplos, e quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada.

A residência vai contar ainda com diversas áreas funcionais, como receção, sala de estudo, espaço de refeição e convício internos e externos, cozinhas, instalações sanitárias, salas técnicas. Assim como áreas de apoio ao pessoal, gestão, armazenamento, além de garagem/oficina para bicicletas.

A residência universitária dará resposta às quatro instituições de Ensino Superior fixadas no concelho: Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Universidade do Minho e Universidade Lusíada.

“Estou muito contente por ver uma autarquia, uma região, a trabalhar com as instituições de ensino superior (…) (no sentido de) fornecer uma oferta a estes estudantes universitários, mas, acima de tudo, também fazer com que eles fiquem na região, ou seja, reter pessoas altamente qualificadas”, referiu a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, que elogiou o município pelo investimento e pelo arrojo na aposta num projeto que prima pela inovação e sustentabilidade.

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e o presidente da autarquia de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos.Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

Em comunicado, o autarca famalicense, Mário Passos, destacou que se trata de uma obra “de enorme importância para Famalicão, pois permitirá dar resposta às necessidades de alojamento de estudantes e investigadores das instituições de ensino superior e centros tecnológicos do concelho, que atualmente se veem a braços com dificuldades a este nível”.

É uma obra de enorme importância para Famalicão, pois permitirá dar resposta às necessidades de alojamento de estudantes e investigadores das instituições de ensino superior e centros tecnológicos do concelho, que atualmente se veem a braços com dificuldades a este nível.

Mário Passos

Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

A obra foi adjudicada às empresas Cari Construtores e Domingos da Silva Teixeira. A infraestrutura representa um investimento na ordem dos 4,8 milhões de euros, sendo que 3,4 milhões são provenientes do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em parceria com a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Famalicão constrói residência universitária de 4,8 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião