Município de Loulé fecha centro histórico ao trânsito

Município de Loulé quer devolver o centro histórico à população e turistas, transformando-o em zona pedonal.

A zona histórica de Loulé e seis ruas de Quarteira vão ser transformadas em áreas pedonais, de modo a otimizar a qualidade de vida de residentes e turistas. O município de Loulé justifica ainda esta medida com a necessidade de reduzir e regular a circulação automóvel nestas artérias e, assim, devolver o espaço público à população.

“Pretende-se tornar as artérias em zonas pedonais aprazíveis, permitindo que todos os visitantes possam usufruir do espaço urbano em condições de maior conforto, liberdade e segurança”, sustenta a autarquia liderada pelo socialista Vítor Aleixo.

O sistema de controlo de acessos vai entrar em vigor após discussão e aprovação do regulamento que vai determinar as regras, dias e horários de acesso às zonas estipuladas.

Pretende-se tornar as artérias em zonas pedonais aprazíveis, permitindo que todos os visitantes possam usufruir do espaço urbano em condições de maior conforto, liberdade e segurança.

Câmara Municipal de Loulé

Nesse sentido, o município já se encontra a implementar um sistema de controlo ao acesso automóvel na zona histórica da cidade de Loulé e nalgumas áreas de Quarteira. Entre as zonas fechadas ao trânsito em Loulé constam as ruas D. Paio P. Correia, das Bicas, 9 de Abril, Dr. Joaquim Nunes Saraiva. Além da Calçada Horta del Rei, Travessa do Mercado, Travessa Nossa Senhora do Pilar e Praça da República. Já em Quarteira estarão interditas as ruas Portas do Mar, da Mata, da Praia, dos Peões, Vasco da Gama e Manuel Pontes da Horta assim como a Travessa do Leste.

De olhos postos na sustentabilidade, a Câmara Municipal de Loulé pretende ainda incentivar os cidadãos a substituírem o automóvel por modos suaves de mobilidade, como andar a pé ou de bicicleta.

Centro histórico de Loulé passará a ser uma zona pedonal19 março, 2024

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Município de Loulé fecha centro histórico ao trânsito

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião