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As mentiras das marcas nas redes sociais no dia 1 de abril

Rafael Ascensão,

No primeiro dia de abril as mentiras são permitidas, pelo que várias marcas aproveitam o dia para comunicar e tentar marcar pontos nas redes sociais.

As marcas aproveitam as várias datas comemorativas para comunicar e conseguir ganhar mais visibilidade nas redes sociais. E o Dia das Mentiras – até por permitir mentir sem que ninguém leve a mal – é aproveitado pelas marcas para comunicarem e muitas vezes tentarem “enganar” os consumidores de uma forma divertida. Este ano não foi exceção e foram diversas as marcas que aproveitaram para comunicar no dia 1 de abril e evidenciar a sua presença nas redes sociais.

A Fnac, por exemplo, optou por partilhar cinco “mentiras” relacionadas com os preços de alguns dos seus produtos, questionando qual é que os consumidores gostavam que fosse verdade. Quem pesquisar descobre que são todas verdades.

Já ver um comunicado por parte da Portugália, a anunciar que vai deixar de servir o molho Portugália e que os seus bifes passam a ser sempre grelhados e servidos com batata cozida, também só podia mesmo acontecer no primeiro dia de abril.

A marca de rebuçados peitorais Dr. Bayard também alinhou na brincadeira, divulgando um suposto lançamento de um novo produto: chupa-chupas. Os sabores apontados – bitoque, favas com chouriço, arroz de cabidela ou bacalhau à brás – não deixam dúvidas de que se tratava de uma mentira. Já a Bom Petisco anunciou um novo formato das suas latas de atum com um peso de, nada mais, nada menos, que 50 kg.

A Super Bock partilhou uma publicação no dia 1 de abril que suscitou dúvidas quanto a um possível passatempo que oferecia cerveja vitalícia. “Será bom demais para ser verdade?”, questionava na descrição. Entretanto, a marca já veio esclarecer que o passatempo é mesmo verdadeiro e que quem encontrar uma das duas garrafas com um código ganha 12 caixas de cerveja todos os anos, até completar 81 anos (esperança média de vida em Portugal, segundo dados do INE). As garrafas podem ser encontradas com a ajuda de dois vídeos que foram depois partilhados pela marca e que podem ser vistos aqui e aqui.

A Bertrand optou por aproveitar o dia para partilhar qual é o significado de mentira, que tanto pode ser o ato de faltar à verdade como o de dizer “não, eu nunca comprei um livro só pela capa”.

Ver uma marca admitir que não é a melhor, também só podia acontecer num dia onde as mentiras são “aceitáveis”. Foi o que fez a Pizza Hutt. Já a McDonald’s partilhou o dado curioso de que o seu pão tem exatamente 114 sementes. “Podes começar a contar”, desafia a marca.

conhecida pelo uso do humor na sua comunicação, a Control também aproveitou o dia para comunicar e tentar fazer os consumidores sorrir, enquanto a Durex apresentou o Eau de Durex, uma (suposta) nova fragrância de edição limitada.

Encontrar a mentira entre três opções foi, por sua vez, o desafio que a Agriloja colocou aos clientes.

Por seu turno, a Bacalhau Riberalves quis tirar “tudo a limpo” e responder aos maiores mitos relacionados com o bacalhau.

O Dia das Mentiras foi também aproveitado dentro do quadrante político, com o PAN a partilhar uma publicação onde dizia que tinha conseguido aprovar a isenção do IVA sobre o tremoço. “Porque achamos que não há nada melhor para acompanhar o tremoço do que uma cerveja, vamos lutar para que esta também tenha IVA Zero e esperamos conseguir aprovar esta proposta ainda antes do verão!”, acrescenta o partido na descrição.

De uma forma mais institucional, também a GNR e PSP aproveitaram o Dia das Mentiras para comunicar. Enquanto a GNR chama à atenção para as burlas e para a necessidade de adotar comportamentos preventivos, a PSP incitava à interação dos internautas ao perguntar que mentiras já tinham contado no trânsito.

 

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