Media

Contrato assinado. Novos donos do JN seguram TSF por mais dois milhões

Carla Borges Ferreira,

O negócio vai ser fechado por 16 milhões de euros, valor que já inclui os dois milhões que o consórcio pagou a mais para ficar com a TSF.

O contrato promessa de compra e venda do Jornal de Notícias, O Jogo, Revistas JN História, Notícias Magazine, Evasões, Volta ao Mundo e TSF já foi assinado e, tal como o +M avançou na última semana, o grupo de empresários que vai ficar com os títulos ainda da Global Media conseguiu segurar a TSF. O negócio vai ser fechado por 16 milhões de euros, valor que já inclui os dois milhões que o consórcio pagou a mais para ficar com a rádio.

Existia, recorde-se, a possibilidade de a TSF ser vendida à parte, o que só não aconteceria se o consórcio formado pela Parsoc (30%), pela OTI Investimentos (25%), por Domingos de Andrade (20%), pela Mesosytem (15%) e pela Ilíria (10%) cobrissem em dois milhões a proposta pela rádio, novamente liderada por Domingos de Andrade, agora como diretor-geral, o que veio a acontecer, sabe o +M.

Segue-se agora a comunicação à Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), que tem que dar parecer prévio no caso da TSF, e também à Autoridade da Concorrência. Os processos devem dar entrada nos dois organismos até ao início da próxima semana.

Entretanto, e apesar de em grupos separados, está também previsto que se mantenham sinergias, nomeadamente comerciais, entre a nova empresa e os títulos que não estão no perímetro da operação, como o Diário de Notícias.

De resto, Marco Galinha, Kevin Ho, José Pedro Soeiro e Mendes Ferreira, acionistas que detêm 74,45% da Global Media, ficam com uma participação de 30% na Notícias Ilimitadas, a nova dona dos títulos

Por resolver está ainda a saída do World Opportunity Fund, atualmente com os direitos de voto e patrimoniais suspensos, da Páginas Civilizadas, empresa de Marco Galinha.

Esta quarta-feira, um dia após a tomada de posse do novo governo, a deputada única do PAN, Inês de Sousa Real, requereu a constituição “imediata” e “obrigatória” de uma Comissão Parlamentar de Inquérito ao processo de alteração da propriedade do Global Media Group envolvendo o World Opportunity Fund.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.