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Dove compromete-se a não utilizar imagens geradas por IA em campanhas

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De forma a reforçar o seu compromisso, a Dove divulgou um conjunto de diretrizes para ajudar os utilizadores a usarem as ferramentas de IA de forma mais responsável e consciente.

A Dove está a assinalar a passagem de 20 anos desde o lançamento da sua primeira comunicação pela “beleza real”, com uma campanha na qual se compromete a nunca utilizar imagens geradas por inteligência artificial (IA) na sua comunicação.

Segundo a marca do grupo Unilever, as ferramentas de IA são “uma das maiores ameaças à representatividade da beleza“, pelo que esta problemática é abordada na sua nova campanha lançada a nível global com o objetivo de “contribuir para que os conteúdos e imagens gerados através de ferramentas de IA sejam cada vez mais representativos da mulher real”, refere-se em nota de imprensa.

Para isso – e de forma a reforçar o seu compromisso – a Dove divulgou um conjunto de diretrizes, com dicas e orientações para ajudar os utilizadores a usarem as ferramentas de IA de forma mais responsável e consciente, ensinando-os a criarem imagens que sejam representativas daquilo que é a beleza.

“O trabalho que começámos em 2004 está longe de terminar. 20 anos depois, a nova campanha de Dove reforça a intenção de que nos próximos 20, e à medida que as novas tecnologias se aperfeiçoam e evoluem, continuemos comprometidos em proteger, celebrar e defender a beleza real”, diz Maria Matos, responsável da Dove em Portugal, citada em comunicado.

A campanha foi lançada num evento em Londres, onde marcaram presença a atriz Carla Andrino, a cantora Carolina Deslandes e as criadoras de conteúdo Catarina Raminhos e Rute Dias, embaixadoras portuguesas da marca.

Referindo que a nível mundial é enfrentada uma “enorme pressão” relacionada com a aparência, a cantora e embaixadora da campanha a nível global, Jessie J, disse no evento que “as redes sociais e a tecnologia emergente, como a IA, estão a acelerar essa pressão a um ritmo alarmante, sendo as consequências aterrorizantes para as gerações atuais, mas principalmente para as futuras, pois os jovens tentam descobrir quem são diariamente“, conforme é citada em comunicado.

“É por isso que me sinto honrada e apaixonada por ter a oportunidade de colaborar com Dove, com o objetivo de manter a beleza real e verdadeiramente alinhada com quem somos. Continuarei a utilizar a minha voz para celebrar a diversidade de todas as mulheres”, acrescentou a cantora que está a trabalhar em parceria com a Dove.

Segundo um estudo realizado pela Dove – onde inquiriu 33 mil pessoas de 20 países (Portugal não está incluído) – duas em cada cinco mulheres diz que prescindia de um ano de vida para alcançar a sua aparência ou corpo ideal.

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