Porto recebe maior congresso internacional de investigação em enfermagem

Evento organizado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), que tem atualmente cerca de 1.700 estudantes, visa “promover articulação entre investigadores da academia e da prática clínica".

Os avanços e desafios no campo da inteligência artificial aplicada à enfermagem, com destaque para a importância da transformação digital na promoção de cuidados de saúde eficazes e centrados nas pessoas, são alguns dos temas em debate no Congresso Internacional de Investigação em Enfermagem, agendado para os dias 6 e 7 de maio, no Porto.

Numa iniciativa da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), em parceria com o CINTESIS@RISE, este congresso “representa uma oportunidade para estimular o diálogo e catalisar colaborações que impulsionem a enfermagem para o futuro, onde a inteligência artificial e a inovação desempenham papéis centrais na construção de um sistema de saúde mais eficiente, acessível e centrado nas pessoas”, resume a organização, em comunicado.

Este evento visa “promover a articulação entre os investigadores da academia e da prática clínica, através da partilha de novas práticas pedagógicas e da discussão sobre resultados de investigação e novas metodologias de ensino/aprendizagem”, resume Carlos Sequeira, coordenador da Unidade de Investigação da ESEP e responsável pela Comissão Científica do congresso.

Entre os oradores convidados constam Henriques Martins, consultor em saúde digital para a OMS, Filomena Cardoso, membro da direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e Paulo Alves, diretor da Escola de Enfermagem da Universidade Católica do Porto.

Congresso visa promover a articulação entre os investigadores da academia e da prática clínica, através da partilha de novas práticas pedagógicas e da discussão sobre resultados de investigação e novas metodologias de ensino/aprendizagem.

Carlos Sequeira

Coordenador da Unidade de Investigação da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP)

A ESEP tem atualmente cerca de 1.700 estudantes de licenciatura, pós-graduação e mestrado, assumindo-se como “uma das mais antigas e reconhecidas instituições de formação e investigação em enfermagem” do país. Distinguida pelo Ministério da Saúde com a Medalha Grau de Ouro por Serviços Distintos, assinala na mesma nota, diz ainda ser “a mais prestigiada” instituição portuguesa de Enfermagem no segmento Excelência do ranking científico internacional Scimago.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porto recebe maior congresso internacional de investigação em enfermagem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião