Insurtech Pula capta investimento de 18 milhões de euros

  • ECO Seguros
  • 5 Maio 2024

A série B de financiamento foi liderada pela gestora de investimento BlueOrchard. A insurtech visa reduzir a lacuna da proteção dos pequenos agricultores disponibilizando seguros integrados.

A insurtech queniana Pula recebeu um investimento de 20 milhões de dólares (cerca de 18 milhões de euros). Segundo a GlobalData, a série B de financiamento foi liderada pela gestora de investimento BlueOrchard no âmbito da sua estratégia InsuResilience.

Thomas Njeru, CEO e co-fundador da insurtech Pula: “O que começou há nove anos como uma ideia não convencional que muitos consideravam não escalável é agora uma solução comprovada que resolveu necessidades reais de milhões de pequenos agricultores em 22 países.”.

O investimento tem como objetivo expandir a oferta de seguros a pequenos agricultores nos mercados emergentes, produtos que sejam capazes de os proteger de fenómenos climáticos, como inundações ou secas. Espera-se que os fundos impulsionem o crescimento da insurtech, otimizando as suas operações e a sua presença no mercado nos próximos cinco anos.

Além dos investidores iniciais e da BlueOrchard também contribuíram para esta ronda a IFC, the Bill & Melinda Gates Foundation e Hesabu Capital.

A Pula foi criada com o objetivo de reduzir a lacuna de proteção dos pequenos agricultores que, nos países em desenvolvimento, são cerca de 80% sem seguro formal enquanto no continente africano essa taxa alcança os 97%.

Ao estabelecer uma rede de mais de 100 parceiros, alargou o seu alcance a um grupo diversificado de agricultores. Dessas parcerias, consegue integrar os seguros noutros produtos essenciais para o dia a dia, como as sementes e o crédito, e dessa maneira visa tornar os seguros mais acessíveis e rentáveis.

Segundo a empresa, estes seguros integrados levaram a uma maior aceitação de seguros entre os agricultores, muitos que até então nunca tinham adquirido seguros anteriormente.

“O que começou há nove anos como uma ideia não convencional que muitos consideravam não escalável é agora uma solução comprovada que resolveu necessidades reais de milhões de pequenos agricultores em 22 países.”, afirmou Thomas Njeru, CEO e co-fundador da Pula. “Estamos particularmente entusiasmados por trabalhar com a BlueOrchard, a Fundação Bill & Melinda Gates, a IFC e a Hesabu para beneficiar dos seus conhecimentos e redes do setor, à medida que crescemos para cumprir a nossa ambição conjunta de sistemas alimentares mais resilientes e seguros para o clima”., acrescentou.

Richard Hardy, diretor de investimentos de capital privado da BlueOrchard em África, considera que “o que distingue a Pula é o seu modelo de negócio inovador, que utiliza inteligência artificial, mecanismos de recolha de dados no terreno, sistemas de registo baseados em dispositivos móveis, deteção remota e ferramentas de automatização de ponta a ponta.”. Além disso, realça que “a sua plataforma digital permitiu-lhes expandir-se para novas geografias com facilidade e eficiência, mantendo os custos de instalação baixos. A equipa da Pula tem um historial inigualável no espaço dos seguros agrícolas e está profundamente alinhada com a nossa missão e estratégia”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Insurtech Pula capta investimento de 18 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião