UTAD estreia licenciatura em cidades sustentáveis e inteligentes

Como usar as tecnologias digitais para tornar as cidades inteligentes ou como adaptar as cidades às alterações climáticas são algumas das competências que os futuros estudantes vão adquirir.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai estrear a licenciatura em “Cidades Sustentáveis e Inteligentes” já no próximo concurso nacional de acesso ao ensino superior, cuja primeira fase arranca a 22 de julho. Como usar as tecnologias digitais para tornar as cidades inteligentes ou como adaptar as cidades às alterações climáticas são algumas das competências que os futuros estudantes vão adquirir.

“Esta nova oferta formativa vai ao encontro da missão da UTAD em responder às exigências de um mundo em constante mutação, e onde os processos de inovação e tecnologia são cada vez mais focados no desenvolvimento sustentável. Como destino universitário cada vez mais global, a UTAD contribui assim para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dedicado a tornar as cidades e as comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis”, afirma o reitor Emídio Gomes, citado num comunicado.

Esta nova oferta formativa vai ao encontro da missão da UTAD em responder às exigências de um mundo em constante mutação e onde os processos de inovação e tecnologia são cada vez mais focados no desenvolvimento sustentável.

Emídio Gomes

Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

A UTAD detalha que “os estudantes que escolherem o novo curso da UTAD vão ser capazes de analisar o conceito de sustentabilidade à escala urbana para aplicar os seus princípios no planeamento sustentável, na eficiência energética e hídrica dos sistemas e edifícios, na gestão de resíduos, na implementação de energias renováveis e da mobilidade sustentável, na utilização de materiais e sistemas sustentáveis”.

Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), este novo ciclo de estudos terá a duração de três anos. O curso vai contar com uma componente prática que permitirá aos estudantes contactar com a investigação mais recente desta área da sustentabilidade urbana, e ter acesso a protocolos com diversas instituições públicas e privadas.

Com a licenciatura em Cidades Sustentáveis e Inteligentes, a academia transmontana disponibiliza 38 opções de 1.º ciclo no concurso nacional de acesso ao ensino superior, cujo período de candidaturas à 1.ª fase decorre de 22 de julho a 5 de agosto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UTAD estreia licenciatura em cidades sustentáveis e inteligentes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião