BRANDS' Local Online Junta de Freguesia de Lousã e Vilarinho premiada na 5ª edição do Prémio Autarquia do Ano

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  • 9 Julho 2024

A Junta de Freguesia de Lousã e Vilarinho foi premiada na 5ª edição do Prémio Autarquia do Ano, com o projeto "Jogos da Freguesia", distinguido na categoria Cultura e Património.

A Junta de Freguesia de Lousã e Vilarinho foi uma das participantes da 5ª edição do Prémio Autarquia do Ano e acabou mesmo por ser distinguida, na categoria de Cultura e Património e Subcategoria Cultura Popular, com o projeto Jogos da Freguesia, um projeto que envolve toda a comunidade, desde os mais novos aos mais velhos, e pretende resgatar antigos costumes.

Helena Correia, Presidente da Junta de Freguesia de Lousã e Vilarinho, explica, em entrevista ao ECO, em que consiste o projeto e por que decidiram candidatá-lo ao Prémio Autarquia do Ano.

Qual o processo inerente à criação e implementação do projeto que acabou por se tornar vencedor nesta 5ª Edição do Prémio Autarquia do Ano?

A realização da atividade Jogos da Freguesia resulta, desde a sua primeira edição, na vontade de manter vivas na comunidade as realizações da cultura imaterial ligadas aos jogos tradicionais. Contamos, desde o início, com o apoio do Professor Mário Maia na elaboração dos materiais e contexto científico dos diferentes jogos escolhidos em cada uma das edições. A XIX edição dos Jogos da Freguesia da Lousã e Vilarinho (XIX JFLV) realizou-se no dia 10 de abril e a II Edição dos MiniJogos no dia 11 de abril de 2024. Nesta atividade são parceiros da organização, desde a sua primeira edição (2006), a Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho (JFLV) e o Agrupamento de Escolas da Lousã (AEL), através da sua Direção e do Grupo de Educação Física.

Quais foram as razões e necessidades que levaram ao desenvolvimento do projeto em questão?

Esta atividade insere-se num projeto de preservação da cultura imaterial, nomeadamente os jogos tradicionais e tem sido dirigida para os jovens com idades entre os 6 e os 15 anos, distribuídos pelos três ciclos de ensino (1º, 2º e 3º) que frequentam o AEL. Recentemente, por solicitação do AEL, dos professores e pais do pré-escolar, a que a JFLV logo deu parecer favorável, os alunos dos 3, 4 e 5 (pré-escolar) anos tornaram a integrar o projeto, compreendendo, assim, a participação em dias diferenciados dos quatro ciclos de ensino dos alunos que frequentam o AEL.

Quais foram os principais desafios enfrentados durante a execução do projeto e como foram superados?

A preparação deste evento continua a ser um desafio e um teste à capacidade de organização da Junta de Freguesia de Lousã e Vilarinho (JFLV), ao AEL e ao GAD de Educação Física do AEL, que, desde o primeiro evento (2006), foi integrando outros alunos de diferentes ciclos de ensino que frequentam o AEL. Com a inclusão dos alunos do 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos), o trabalho de organização desta atividade requer a observação de outros requisitos, uma vez que este ano se movimentaram mais de 1600 alunos, o que obrigou à implementação de um grupo de trabalho (GT Jogos da Freguesia) formada por professores, pais e encarregados de educação, antigos alunos e Executivo. A participação dos alunos requer uma autorização expressa dos seus Encarregados de Educação, para participação na atividade, recolha de imagem e preenchimentos dos inquéritos de avaliação. Aos alunos juntaram-se mais 30 utentes da Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã (ARCIL) e 17 utentes da Santa Casa da Misericórdia da Lousã. Assim, o primeiro desafio é a questão logística referida acima. O segundo grande desafio tem a ver com a formação que é dada pelo Professor Mário Maia a um total de 230 voluntários (2024), respeitando as disponibilidades dos diferentes grupos em dias da semana e fins de semana.

A sustentabilidade deste projeto é baseada no envolvimento de um conjunto de voluntários pertencentes a agentes envolvidos com a JFLV e AEL, nomeadamente, alunos do Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos), pais e encarregados de educação (EE) em representação das diferentes Associações de Pais e E. de Educação do AEL, alunos e professores da Escola Profissional da Lousã (Status), da Associação ACTIVAR e os professores do AEL, professores do 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo, professores das AEC (Câmara Municipal da Lousã) para além da Direção do AEL e da Equipa da JF.

A diversificação dos espaços foi outra das preocupações que se tiveram em conta, uma vez que na procura da proteção e sustentabilidade ambiental se fomenta, o máximo possível, a deslocação a pé em detrimento do uso de autocarros. Assim, este ano, os alunos foram dirigidos para quatro espaços de lazer, que devidamente organizados e preparados, proporcionaram a vivência dos 33 jogos distribuídos pelas 60 caixas, nos espaços: Estádio Municipal de Rugby da Lousã (RCL), Campo de Futebol Dr. José Pinto de Aguiar (CDL), Escola Básica no 2 da Lousã e Parque Urbano da Lousã. Esta enorme quantidade de alunos obrigou-nos a recorrer à reutilização de material alternativo, reutilizando garrafas de água, cartões, madeiras, rolhas, tampinhas de lata ou plástico. Todo o material utilizado foi confecionado pelo grupo de trabalho, de forma a manter um dos objetivos principais em que todos os alunos participantes estão ocupados, ao mesmo tempo, no seu espaço, jogando e interagindo com os seus colegas. No dia e dependendo das condições meteorológicas, podemos ter que fazer ajustes na hora da realização da atividade, sobretudo nos Jogos do Pré-Escolar. Depois de tudo preparado e organizado, podemos então ter o gosto de ver a nossa comunidade escolar a jogar alegremente. A superação de todas as dificuldades que envolvem organizar uma atividade com tão grande número de participantes, e de escalões etários tão diferentes, é uma boa preparação antecipada e a capacidade que temos de trabalhar em equipa.

Como foi o processo de escolha da categoria a inscrever nesta 5ª Edição do Prémio Autarquia do Ano?

O reconhecimento desta atividade tem merecido um destaque muito significativo por algumas instituições Europeias e Internacionais, nomeadamente, pela Associação Europeia de Jogos e Desportos Tradicionais (AEJeST) (com a qual assinamos um protocolo de colaboração) e pelo Instituto Nacional de Educação Física de Barcelona, Campus de Lérida (INEFC), permitindo, ao longo dos anos a participação dos alunos do AEL em projetos de investigação (como o projeto BRIDGE) e a partir do ano de 2019 a sua a inclusão no Projeto Erasmus+ “Opportunity”. Este último projeto tem como grande objetivo formar docentes, desenvolver documentos de apoio e avaliar a inclusão social e a equidade de género através da vivência de jogos que fazem parte do universo cultural tradicional local e onde se incluem outros jogos tradicionais nacionais e europeus. Temos também o reconhecimento do nosso concelho, já que todas as escolas são envolvidas, e não só as da freguesia. Esta é uma atividade integralmente dinamizada e jogada pela comunidade escolar já que são os alunos mais velhos, do secundário, que já participaram em edições anteriores, que dinamizam as caixas de jogo. Temos ainda associado ao projeto Jogos da Freguesia um conjunto de conferências que marcaram os 10 anos da atividade com a presença de palestrantes de renome na área. Foi por este percurso que o executivo entendeu concorrer ao Prémio Autarquia do Ano na categoria Cultura e Património, subcategoria Cultura Popular. Esta candidatura e a distinção recebida reforçam a importância da dinâmica conseguida na atividade Jogos da Freguesia e, posteriormente, Jogos da Freguesia na Rua.

Quais foram os resultados práticos da implementação do projeto em questão junto da sua comunidade?

Os Jogos da Freguesia têm por objetivo principal a revitalização e a preservação destas manifestações desportivas não institucionalizadas, sendo promovida a igualdade de género, de oportunidades, inscritas num princípio da inclusão social. Promove uma convivência salutar, orientada para a paz, sob os auspícios das orientações da UNESCO (Plano Kazan, 2017) e da ONU (agenda cultural 2030), que estabelecem como objetivos para o desenvolvimento sustentável prioritário, a salvaguarda e a promoção dos jogos tradicionais (JDT) e os valores que os acompanham, considerados como património cultural imaterial. A memória dos nossos antepassados (dos nossos avós e pais) tem, neste dia, um merecido destaque, uma vez que, ao manter vivas estas tradições se preserva a cultura imaterial local e internacional, fomentando o gosto e o conhecimento destas práticas junto da população mais jovem. Pretende-se proporcionar uma educação mais inclusiva, mais equitativa e, num claro contributo para uma educação de uma sociedade mais justa, a promoção de uma cidadania mais pró-ativa e orientada para uma educação para a paz. Neste momento, estamos já a conseguir devolver os jogos aos locais onde se jogavam: associações recreativas, espaços públicos, etc, com a organização de torneios (Torneio do Jogos do Burro e Torneio da Malha).

Como descreveria a relação entre o projeto em questão e os objetivos traçados pelo seu município para 2024?

Por todas as razões expostas, toda a atividade “Jogos da Freguesia” cumpre os objetivos deste e de anteriores executivos da Junta de Freguesia. Está ainda claramente alinhada com os objetivos que cumprimos para sermos Eco Freguesia XXI, galardão que mantemos desde 2019.

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