Alto Tâmega e Barroso está entre as melhores “regiões biológicas” da Europa

Desde que a região integra a rede internacional de bio-regiões, o número de operadores certificados no modo de produção biológico passou de menos de 100 para cerca de 1.000 em cinco anos.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) é uma das três finalistas na categoria “melhor região biológica”, dos prémios europeus de produção biológica de 2024, que pretendem reconhecer a excelência e a inovação em toda a cadeia de valor biológica. A estrutura portuguesa concorre com a região espanhola de Castilla – La Mancha e a finlandesa Savónia do Sul. Os vencedores serão anunciados a 23 de setembro, em Bruxelas.

“Esta nomeação reflete o nosso compromisso com a sustentabilidade, a inovação e o desenvolvimento económico equilibrado da região”, realça Ramiro Gonçalves, primeiro secretário executivo da CIMAT, citado em comunicado. O responsável destaca ainda que “têm feito um esforço contínuo para promover a agricultura biológica, valorizando o que de melhor o território tem para oferecer”.

A região, que integra desde 2018 a Rede Internacional de Bio-Regiões, tem vindo a desenvolver iniciativas para impulsionar a adoção de práticas agrícolas sustentáveis e biológicas. “Este esforço foi bem acolhido pelos produtores locais, resultando num crescimento expressivo do número de operadores certificados no modo de produção biológico, que passou de menos de 100 em 2018 para cerca de 1.000 em 2023″, detalha a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso.

A CIMAT abrange os municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar. O território, que tem 32 produtos endógenos qualificados como Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP), diz possuir o único Sistema Importante do Património Agrícola Mundial (SIPAM) a nível nacional, situado em Boticas e Montalegre.

No ano passado, Idanha-a-Nova (Castelo Branco) venceu o prémio de melhor distrito biológico na segunda edição dos Prémios Europeus de Produção Biológica. Os prémios de bio região e bio cidade foram para a Áustria: Burgenland e Viena, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alto Tâmega e Barroso está entre as melhores “regiões biológicas” da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião