Viseu “saliva” retorno de cinco milhões com competição mundial de queijos
O evento deverá gerar um retorno económico superior a cinco milhões para a cidade de Viseu. Vão ser avaliados quase cinco mil queijos de 47 países, um recorde de sempre nos "Óscares" do queijo.
O World Cheese Awards realiza-se pela primeira vez em Portugal e vai transformar Viseu na capital mundial do queijo de 15 a 17 de novembro. O evento vai reunir mais de 4.500 queijos oriundos de 47 países. A organização estima um retorno económico para a região superior a cinco milhões de euros.
“Já batemos todos os recordes. O maior número de queijos que já participaram no World Cheese Awards eram 4.502, e Portugal já tem assegurados 4.784. Em 38 anos de concurso nunca tinha chegado a estes números”, afirma ao ECO/Local Online Bruno Filipe Costa, food expert e impulsionador da vinda do evento para Portugal. Espanha, Reino Unido, Itália, Brasil e Japão são alguns dos principais mercados com presença confirmada em Viseu.
O maior número de queijos que já participaram no World Cheese Awards eram 4.502, e Portugal já tem assegurados 4.784. Nunca chegou a estes números em 38 anos de concurso.
Bruno Filipe Costa adianta ainda que o evento vai contar com 182 produtores portugueses, sendo que o recorde anterior tinha sido de 56 produtores na edição que decorreu em 2021 em Espanha, em Oviedo. “É um aumento de 225% da melhor representação portuguesa no evento”, realça o responsável pela edição de 2024 do World Cheese Awards.
A organização projeta um retorno económico em Viseu superior a cinco milhões de euros só nos setores da hotelaria e restauração. O responsável avança que a “capacidade hoteleira está preenchida nesses dias e já não é possível encontrar quartos disponíveis na cidade“. “Estamos a falar no impacto direto só dos visitantes internacionais, não está calculado o retorno dos turistas nacionais”, destaca Bruno Filipe Costa.
No evento, que decorre no Pavilhão Multiúsos em Viseu, são esperados mais de 10 mil visitantes, e a entrada é gratuita. “Quem nos visitar terá a oportunidade de provar os melhores queijos do mundo”, assegura Bruno Filipe Costa.
O júri é composto por 250 especialistas de cerca de 40 nacionalidades, com destaque para o maior contingente de jurados portugueses na história da competição, com 35 profissionais. A iniciativa irá também trazer a Portugal mais de uma centena de jornalistas de publicações especializadas, influencers e apreciadores dos quatro cantos do mundo.
Bruno Filipe Costa revela ao ECO que a organização britânica Guild of Fine Food garantiu que “Portugal tem a porta aberta para voltar a receber mais uma edição dos World Cheese Awards”. “É demonstrativo da qualidade das nossas pessoas”, afirma.
Desde colaboradores a empresas de som e imagem, a organização decidiu recorrer apenas a empresas locais na produção do evento. “Queremos criar impacto na economia local”, afirma o responsável, assegurando ainda que o evento vai ter uma componente de solidariedade. Neste campo, todos os frigoríficos que foi necessário adquirir para guardar os queijos “vão ser oferecidos a instituições de solidariedade da região de Viseu”.
Conhecido como os Óscares do Queijo, o evento é organizado há mais de três décadas pela Guild of Fine Food e representa o maior evento do mundo para o setor de produção de queijos artesanais, tendo-se tornado na maior competição de queijos do planeta. Os World Cheese Awards unem produtores, agricultores, chefes, afinadores, críticos gastronómicos, influencers, compradores, importadores e distribuidores de queijos.
Ao longo de mais de 30 anos, o evento ultrapassou fronteiras e saiu do Reino Unido, tendo sido recebido em cidades como a italiana Bergamo, a espanhola San Sebastian e Bergen, na Noruega.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Viseu “saliva” retorno de cinco milhões com competição mundial de queijos
{{ noCommentsLabel }}