Só 30% dos vinhos do Algarve são vendidos fora da região

Comissão Vitivinícola do Algarve assegura ao ECO que "não há excesso de stock nos vinhos da região" e "tudo que é produzido é escoado na própria campanha". Região algarvia absorve 70% dos vinhos.

Com uma área total de 1.400 hectares de vinha, a região do Algarve conta com 55 produtores que produzem cerca de 1,6 milhões de litros por ano. A grande maioria (70%) do volume de vinho produzido no Algarve é vendido na região impulsionado pelo consumo dos turistas.

“70% do vinho produzido no Algarve é vendido na região, cerca de 15% é para exportação e o restante para outras regiões do país”, adianta ao ECO/Local Online, a presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve. Sara Silva detalha ainda que o vinho algarvio é exportado para a Europa (como destaque para a Holanda, Alemanha e alguns países nórdicos), América (EUA e Canadá) e Brasil.

Numa altura que o setor do vinho enfrenta um crise sem precedentes, a líder da Comissão Vitivinícola do Algarve garante que “não há excesso de stock nos vinhos do Algarve” e “tudo que é produzido é escoado na própria campanha”. Sara Silva menciona ainda que não tiveram nenhum pedido dos operadores para a destilação de vinho.

Sara Silva, presidente da Comissão Vitivinícola do AlgarveComissão Vitivinícola do Algarve

A Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) prevê um aumento de produção entre 5% a 7% em relação à campanha do ano passado, com uma previsão de de 1,7 milhões de litros. A presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve justifica que este crescimento (na ordem dos 5%) tem-se registado ao longo das últimas três campanhas e é fruto “do aumento do número de operadores na região”.

Sara Silva contabiliza que em dez anos, o número de produtores duplicou. Em relação aos postos de trabalho calcula que sejam “seguramente 400”.

A líder dos vinhos do Algarve conta ao ECO que o preço médio do vinho certificado no Algarve é superior ao valor nacional. “O ano passado, o preço médio do vinho certificado na restauração e distribuição rondou os 14 euros por litro, enquanto a nível nacional, o preço médio ficou pouco acima dos seis euros por litro“. Sara Silva detalha ainda que “no que respeita apenas à restauração, o preço médio por litro nos vinhos certificados do Algarve ficou nos 19,25 euros, enquanto a média nacional foi de 12 euros”. O ano passado as vendas no mercado nacional (distribuição e restauração) valeram quatro milhões de euros.

A presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve afirma que a “estratégia passa por crescer pela qualidade e não pela quantidade“, tendo em conta que o “crescimento é sempre limitado”, já que a região tem apenas 1.400 hectares de vinha, sendo que 800 hectares são destinados à produção certificada.

O Algarve é conhecido essencialmente pelo sol e praia e os “vinhos da região acabaram por ficar em segundo plano“. No entanto, o setor encontrou no turismo uma oportunidade de negócio, o enoturismo, que é procurado especialmente pelos turistas estrangeiros oriundos essencialmente do mercado americano (EUA e Canadá). “O enoturismo tem sido uma das nossas visões estratégicas para o Vinho do Algarve”, destaca Sara Silva.

A presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve acrescenta ainda que os turistas fazem questão de “provar o produto local e têm mais predisposição e preferência por produtos locais”.

Outras das estratégias passa por sensibilizar a restauração e hotelaria local a dar a conhecer e a provar os vinhos do Algarve aos turistas nacionais e estrangeiros, tendo que em conta que o “Algarve é uma porta de entrada para todos os vinhos”. A líder da Comissão Vitivinícola do Algarve dá nota que “têm muita concorrência” porque “vários operadores e distribuidores vão à região escoar os seus vinhos” e que faz parte da missão “promover o que é local”.

Com a missão de “promover os vinhos da região junto da restauração, hoteleira e distribuição”, cerca de 30 produtores vão reunir-se na primeira edição do Algarve Wine Session, que decorre no dia 14 de outubro, no Hilton Vilamoura.

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