Baur au Lac, um hotel em Zurique para descobrir em 2025
O hotel Baur au Lac, em Zurique, merece destaque não apenas por ser uma morada suíça fora de série, mas por pulsar no coração da cidade com melhor qualidade de vida. Artigo por Sancha Trindade.
A cidade de Zurique, localizada no coração da Suíça, é frequentemente considerada uma das cidades mais vibrantes e bem organizadas do mundo. Pulsante de forma suave, nas margens do lago de Zurique e cercada por montanhas, esta cidade europeia combina beleza natural com infraestruturas urbanas de excelência. E, se a conhecemos por ser um renomado centro financeiro global, abrigando diversas sedes de grandes bancos e empresas multinacionais, há mais para além da riqueza material.
A qualidade de vida, com um sistema de transportes público irrepreensível, a segurança e serviços de saúde e educação de excelência, são alguns dos ingredientes que fazem de Zurique um destino tão desejado. Seja para trabalhar, estudar ou viver, a cidade oferece uma combinação única de oportunidades profissionais e uma vida quotidiana estimulante, mas também tranquila e muito estruturada.
A maior cidade da Suíça lidera, assim, a lista de cidades da Mercer deste ano com melhor qualidade de vida. A consultora de recursos humanos, que avalia as cidades pelos seus padrões de vida excecionais, infraestruturas, cenário cultural, habitação, ambiente sociocultural, poder de compra, viagens, trânsito, qualidade do ar e acesso à educação, nomeou Zurique como a melhor de 2024. A primeira posição é impulsionada pelos seus excelentes serviços públicos, baixa taxa de criminalidade e um cenário cultural diversificado entre tradições, que os suíços preservam de forma exímia, e contemporaneidade, com infraestruturas eficientes e sustentáveis.
Porque abrimos os panos a 2025, fizemos questão de nomear o Baur au Lac, o hotel histórico que pulsa no coração de Zurique. A experiência intemporal tem como morada um hotel familiar de sétima geração e que, rodeado pelo seu próprio jardim privado, oferece uma vista deslumbrante sobre o Lago de Zurique e os majestosos Alpes suíços.
Durante quase dois séculos, o Baur au Lac foi testemunha da história e anfitrião de algumas das figuras e momentos mais emblemáticos. Conhecido como “a sala de estar de Zurique”, acolheu membros da realeza, visionários e lendas de Hollywood. Da Imperatriz Sissi da Áustria a Audrey Hepburn, o hotel tem sido um santuário em Zurique para quem procura elegância, discrição e hospitalidade, aliado a uma história icónica intemporal. Cenário das discussões que levaram à criação do Prémio Nobel da Paz, destacando o seu papel não apenas como uma morada para ficar, mas como um local onde nascem ideias e legados, pareceu-nos pertinente o seu destaque, nestes tempos dicotómicos que o mundo atravessa.
Na senda do património
A história do Baur au Lac começou em 1844, quando Johannes Baur, inspirado pela beleza serena dos Alpes, fundou o hotel nas margens do lago. A sua visão era criar um retiro que combinasse a beleza natural com conforto sofisticado. Ao longo das décadas, o hotel expandiu-se e evoluiu, sempre sob a cuidadosa direção da família fundadora. O seu crescimento foi marcado por um compromisso com a inovação e a excelência, desde a expansão dos seus terrenos até à criação do primeiro clube privado da Suíça e de uma adega famosa no país, que armazena centenas de milhares de garrafas de colecionador.
Apesar de ter atravessado duas guerras mundiais, renovações várias e mudanças de época, o Baur au Lac manteve-se firme na sua dedicação aos seus viajantes de mundo. E isso só foi possível pela paixão atenta a uma hospitalidade de excelência de pormenor, desde os interiores cuidadosamente concebidos até às excecionais experiências gastronómicas.
Atualmente, o Baur au Lac continua a receber hóspedes de todo o mundo, oferecendo uma variedade de experiências que celebram o seu legado e a beleza de Zurique. Durante a época festiva, o hotel transforma-se num país das maravilhas de Inverno, com uma das árvores de Natal mais altas de Zurique a iluminar o seu parque, e as iguarias sazonais a criarem uma atmosfera inebriante. E, se os hóspedes podem celebrar a magia da época com um tradicional chá da tarde à lareira, o hotel oferece várias experiências gastronómicas imperdíveis em Zurique.
Uma ode à gastronomia
O Le Hall, carinhosamente conhecido como uma das salas de estar mais carismáticas do hotel, é o cenário perfeito para um chá da tarde ou um aperitivo, onde os hóspedes podem desfrutar de scones caseiros, sanduíches gourmet e pastelaria de alta costura. A adição de uma taça de champanhe eleva a experiência, tornando-a numa indulgência memorável desta época.
O Marguita, outra jóia do portefólio gastronómico do Baur au Lac, é marcado por um ambiente elegante e distinto pelos janelões que ganham luz no inverno. Com um menu inspirado nos sabores mediterrânicos e criado com os melhores ingredientes sazonais, o Marguita é conhecido por encantar com as suas interpretações criativas de pratos clássicos. A extensa lista de bebidas, com cocktails de assinatura e vinhos raros, asseguram uma experiência memorável, a qual recomendamos para almoço.
Já a Brasserie Baur’s, uma versão atualizada da clássica brasserie europeia, oferece um menu que celebra a sazonalidade em pratos da gastronomia local. A carta de vinhos é uma viagem pelas melhores colheitas do mundo, complementando na perfeição a experiência, que recomendamos para jantar.
No inverno, o hotel monta o Chalet au Lac no jardim. Um pequeno caminho de madeira, forrado com árvores de Natal bem iluminadas, leva-nos a um chalé de madeira. Bancos rústicos com cobertas de pelo branco, velas e trajes típicos vão transportá-lo, por momentos, para o ambiente de montanha tão característico da Suíça.
No Baur au Lac, cada canto conta uma história. Desde o seu património cuidadosamente preservado até às suas inovações contínuas, neste hotel carismático celebra-se preservação do património e criam-se memórias a par do seu legado. Uma experiência intemporal inesquecível numa cidade com a melhor qualidade de vida de 2024 pareceu-nos uma boa razão para pensar viajar até Zurique, que apesar das dicotomias do Mundo nos inspira a continuar a sonhar, numa cidade que se diz perfeita.
- Texto de Sancha Trindade, fundadora da marca CURATED, que pode seguir AQUI.
Baur au Lac
Talstrasse 1, 8001, Zurique, Suíça
Tel.: +41 44 220 50 20
E-mail: info@bauraulac.ch
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Baur au Lac, um hotel em Zurique para descobrir em 2025
{{ noCommentsLabel }}