ISA escolhe Saint Pirate e El Hey para posicionar e comunicar a instituição
A comunicação vai procurar criar um conceito umbrella de marca para comunicar o ISA com "consistência e coerência nos próximos anos" bem como incrementar o interesse e procura pela sua oferta.
O Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa apostou na consultora de estratégia de marca Saint Pirate e na produtora El Hey para o desenvolvimento de um “projeto profundo que visa pesquisar, pensar posicionamento e comunicar” a instituição de ensino.
Num projeto que conta com diversas fases, a primeira passa pela “imersão” junto de diversos stakeholders como estudantes, ex-estudantes, professores e diretores do ISA, através de pesquisa quantitativa e qualitativa, cujo objetivo passa por “mapear pontos fortes, debilidades e caminhos de inovação no plano oferta bem como novos caminhos de comunicação que permitam incrementar notoriedade, consideração e potencial de conversão e recrutamento de mais e melhores estudantes”, explica-se em nota de imprensa.
A segunda fase, de pensamento estratégico, pretende fazer uma “profunda reflexão sobre como posicionar o ISA de forma a relançar o universo das ciências agrárias como uma ótima opção de carreira para os jovens portugueses“. Já a última fase consiste na construção de um plano de comunicação integrado “que se tangibilizará numa campanha de comunicação que terá como target os alunos do 12º ano em fase de escolha de curso de ensino superior”.
A comunicação irá procurar criar um conceito umbrella de marca para comunicar o ISA com “consistência e coerência nos próximos anos”, bem como incrementar o interesse e procura pelas sete licenciaturas da instituição, ou seja, Engenharia Agronómica, Engenharia Alimentar, Engenharia do Ambiente, Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais, Engenharia Zootécnica, Biologia e Arquitetura Paisagista.
“O ISA tem a responsabilidade de atrair e formar os melhores talentos. Este projeto permite refletir estrategicamente sobre o nosso posicionamento, reforçar a comunicação da nossa oferta formativa e reafirmar o ISA como uma referência incontornável no ensino e na investigação. Além disso, queremos que este seja o primeiro passo para desconstruir os estereótipos desatualizados sobre as ciências agrárias“, diz Madalena Lordelo, vice-presidente do ISA, citada em comunicado.
“A agricultura é uma área profundamente modernizada, alicerçada na tecnologia e na inovação, promotora da sustentabilidade e do desenvolvimento. Esperamos que esta iniciativa inspire outros stakeholders, como organismos públicos e empresas privadas, a juntarem-se a este esforço para comunicar e reforçar a atratividade desta fileira estratégica“, acrescenta.
Já Miguel Bacelar, managing director da Saint Pirate, refere que é um “enorme privilégio” para a agência poder juntar o ISA ao ISEG e ao Técnico, que já são seus clientes. “O universo do ensino superior tem que ser um desígnio nacional e o universo das ciências agrárias deve merecer de todos uma atenção especial. É estratégico para Portugal conseguirmos resgatar o interesse dos jovens pela produção de alimentos respeitando a natureza e por todos as áreas que em redor dela gravitam. Mostrar o lado tecnológico e business da agronomia é o caminho do futuro”, diz o responsável.
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