ECO Cidade analisa em Matosinhos as novas metas de gestão de resíduos
Desde 1 de janeiro, as autarquias têm novas obrigações na gestão de resíduos. Com a Sociedade Ponto Verde e a Câmara Municipal de Matosinhos, o ECO Cidade discute, dia 21, a sustentabilidade no país.
A nova fase da lei de resíduos, iniciada este ano, traz desafios e responsabilidades acrescidas aos municípios, criando obrigações inexistentes até 1 de janeiro, como é o caso da recolha de mobiliário, têxteis e resíduos perigosos.
Nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, o ciclo de conferências ECO Cidade levará a Matosinhos a discussão de um tema vital para a redução da pegada de carbono das instituições, entidades públicas e cidadãos em Portugal. Como ficou patente no primeiro evento do ciclo de conferência ECO Cidade, realizado em Mafra no passado mês de novembro, cada cidadão residente em Portugal produziu em 2022, em média, 507 quilos de resíduos. Por outro lado, sabendo-se que o depósito de resíduos em aterro contraria as regras da sustentabilidade, da reciclagem e da circularidade da economia, Portugal tem pela frente um longo caminho até atingir as metas europeias. Exemplo desse atraso, o depósito em aterro foi o destino, no mesmo ano 2022, de mais de metade dos resíduos produzidos no território continental.
As boas práticas exigidas aos cidadãos, ao setor privado e às entidades públicas serão discutidas nesta sexta-feira, com participação da presidente da Sociedade Ponto Verde, Ana Isabel Trigo Morais, da autarca Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), numa conferência que terá abertura do diretor do ECO, António Costa, e o encerramento assegurado pelo secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa.
Destaque ainda para a participação da vereadora com o pelouro do Ambiente e Transição Energética, Ambiente e Transição Energética, Maria Manuela de Carvalho Álvares, e da diretora executiva da SmartWaste, Luísa Magalhães, além de Fernando Leite, presidente da LIPOR, associação que junta oito municípios do Grande Porto.

Este segundo evento do ECO Cidade, projeto que une o ECO, o Local Online e a Sociedade Ponto Verde, tem entrada gratuita e a participação pressupõe inscrição. O evento terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Matosinhos, a partir das 10h30.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
ECO Cidade analisa em Matosinhos as novas metas de gestão de resíduos
{{ noCommentsLabel }}