Dove Men+Care quer promover autocuidado físico e emocional nos homens
Depois de promover a "beleza real" junto das mulheres, a Dove quer agora "trazer os homens para a conversa". Marta Quelhas, head of marketing de personal care na Unilever, explica a estratégia.
Apesar de a Dove ter começado a trabalhar há mais de duas décadas o tema da autoconfiança e da beleza real, centrado na mulher, a marca “sempre teve consciência de que era preciso trazer o homem e a sua perspetiva para esta conversa”. É essa a premissa do trabalho que a Dove Men+Care tem vindo a desenvolver mais recentemente, onde tem alertado para a necessidade de autocuidado dos homens, do bem-estar emocional e do combate a estereótipos.
Essa ideia sai desde logo reforçada pelo facto de 51% dos homens admitirem que não falam abertamente sobre as suas emoções e de um em cada quatro homens dizer que não fala com ninguém quando se sente emocionalmente em baixo, principalmente porque lhe é difícil admitir que falhou, aponta-se no estudo “O Autocuidado masculino em Portugal”, que foi apresentado pela Dove Men+Care, numa sessão que juntou os “Lobos” (jogadores da Seleção Portuguesa de Rugby) Vasco Baptista, António Prim e José Rebello de Andrade, no âmbito da parceria entre a marca e a Federação de Rugby.
Realizado em parceria com a Netsonda e tendo por base 600 entrevistas aprofundadas feitas a homens de todo o país, com idades e em fases de vida diferentes, o estudo conclui que os homens dão hoje mais importância à sua imagem do que antes, estando muito mais empenhados no autocuidado. Na verdade, cerca de 80% dos homens consideram que cuidar da aparência aumenta a autoestima e bem-estar emocional e apenas 15% entendem que é negativo cuidar bastante da aparência física. Além disso, para lá do uso de produtos de higiene e beleza essenciais, 52% dos homens também já utilizam creme do rosto e 40% usam loção de corpo e produtos para a barba.
“Decidimos começar a fazer o mesmo tipo de estudos que já fazíamos com a Dove em relação às mulheres, trazendo os homens para a conversa. E daí surgir este estudo do autocuidado no masculino, de perceber como é que os homens cuidam de si, na sua parte física, mas também na sua componente emocional. Queremos que a Dove, como um todo, independentemente se é para mulheres ou para homens, consiga ter este papel positivo de pôr a sociedade a falar sobre estes temas”, explicou Marta Quelhas, head of marketing de personal care, beauty & wellbeing and digital marketing na Unilever, dona da Dove Men+Care.
À margem da apresentação do estudo, a responsável disse também ao +M que a intersecção com o rugby é um “sweet spot perfeito”, uma vez que “os jogadores representam o estereótipo da virilidade, como era entendido há décadas atrás, e pelo facto de os valores deste desporto passarem muito pela solidariedade e companheirismo“.
Em termos de comunicação e marketing, o objetivo com este “posicionamento” passa por “distinguir a marca por aquilo que ela é e pelo seu propósito”. Ou seja, “não só pela funcionalidade dos seus produtos, mas também por cumprir aquilo que é o dever social de uma marca: não só vender os produtos, mas dizer à sociedade no que acredita e o que é que está a fazer para que isso se torne mais verdade“, indicou a responsável.
A marca do grupo Unilever pretende assim salientar o seu propósito de promover a coragem entre os homens para fomentar o autocuidado. “Os homens ainda precisam desse incentivo para cuidar de si próprios. Isso pressupõe uma medida de higiene e beleza, onde estão os nossos produtos, mas precisam também de estar saudáveis mental e emocionalmente“, refere.
“E aí entra a necessidade de falarem abertamente sobre as emoções, pedir ajuda quando é preciso, não ter medo de cuidar, não ter problemas em chorar. As emoções são os nossos fluidos que precisam de ser destilados, se eles não saem vão acabar por nos fazer mal se ficarem cá dentro”, acrescenta.
Isto porque os homens ainda têm tendência para resolver os seus problemas sozinhos e sentem-se socialmente pressionados a mostrarem-se fortes. Na verdade, quase um terço dos homens (31%) procura os amigos para expor os seus problemas, mas é no parceiro/a que a maioria (51%) encontra o principal suporte. Por outro lado, aponta o estudo, nem 10% recorre a um profissional de saúde e um em cada quatro diz que não fala com ninguém quando se sente emocionalmente em baixo, sendo que o medo de falhar é o que mais prejudica a autoestima de um homem.
É também neste âmbito que a marca vai lançar em breve o podcast “Beleza Real”, que vai ser “o primeiro passo dado de mãos dadas entre a Dove, a falar com mulheres, e a Dove Men+Care, a falar com os homens, e pô-los todos à mesma mesa”.
“Sabemos também de estudos anteriores que os homens são o principal veículo de autoestima nas mulheres — para o bem e para o mal –, mas são também eles próprios vítimas de estereótipos. Não há soluções de caminhos paralelos, tem que ser um caminho conjunto, pelo que este vai ser mais um espaço onde o grande objetivo é dar tempo de antena a todos os temas que de alguma forma impactam a confiança e a autoestima“, avançou Marta Quelhas ao +M.
“Queremos garantir que continuamos sempre a alimentar conversas que ajudem toda a gente, desde os jovens aos mais velhos, e que as pessoas consigam ter sempre esse músculo de autoestima exercitado e forte, porque é meio caminho andado para cuidarmos de nós e dos outros a nossa volta“, conclui a responsável.
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