
KGM Torres EVX: Um soldado elétrico em missão na cidade
O SUV elétrico da sul-coreana KGM parece saído de um filme de ação, exibindo músculos e voz de herói, que contrasta com um interior que parece ter sido "mobiliado" por alguém obcecado por pragmatismo.
Se há coisa que os coreanos sabem fazer bem é reinventar-se. Basta olhar para a evolução do K-pop ou para como conseguiram transformar smartphones em pequenos computadores de bolso. Agora, é a vez da indústria automóvel sul-coreana nos surpreender novamente, desta feita com um SUV elétrico que parece ter saído diretamente de um filme de ação, mas que quando nos sentamos ao volante nos faz questionar se não terá havido algum mal-entendido no departamento de design interior. O KGM Torres EVX é precisamente isso: um carro que promete aventura à primeira vista, mas que depois nos serve uma experiência mais… digamos, doméstica.
Para compreender este SUV elétrico é essencial conhecer a saga da marca que o produz. A KGM Motors, anteriormente conhecida como SsangYong, celebra este ano 70 anos de história automóvel, tendo iniciado a sua jornada em 1954 como Ha Dong-Hwan Motor workshop. Ao longo das décadas, a empresa passou por diversas transformações: de Dong-A Motor em 1977 a SsangYong Motor em 1988, até à mais recente mudança para KG Mobility (KGM) em 2022, após a aquisição pelo KG Group.
Esta metamorfose não foi apenas cosmética. A marca sul-coreana enfrentou dificuldades financeiras significativas durante a pandemia de Covid-19, chegando mesmo a declarar falência no final de 2020. A salvação veio através da aquisição pelo KG Group, uma decisão que permitiu não só a sobrevivência da marca, mas também o seu reposicionamento estratégico com foco em “tecnologias de mobilidade do futuro”, incluindo plataformas dedicadas a veículos elétricos, veículos definidos por software e inteligência artificial.
O KGM Torres EVX não tenta ser mais do que é, mas também não consegue ser tudo aquilo que o seu design exterior promete. É como um ator de ação que descobriu ter talento para comédia romântica — funciona, mas não é exatamente aquilo que esperávamos quando comprámos o bilhete.
A entrada da KGM no mercado português fez-se inicialmente no segmento de pick-ups e SUV com o Musso, mas a grande novidade da gama é o Torres EVX, o único modelo 100% elétrico da marca e com um design diferenciado. A sua grelha frontal imponente e o formato robusto conferem-lhe uma presença de estrada que evoca imediatamente aventura e resistência que rapidamente atrai o olhar dos mais curiosos. É como se alguém tivesse decidido criar um veículo para protagonizar um filme de apocalipse zombie, mas depois mudou de ideias e decidiu vendê-lo como SUV familiar.
Tanto em ambiente urbano como em terrenos mais desafiantes, o Torres EVX consegue cumprir a promessa visual de robustez. O design “Powered by Toughness”, filosofia atual da marca, está bem patente nas linhas exteriores, com detalhes como o pilar C metalizado, faróis LED e elementos de proteção que reforçam o seu ADN aventureiro.
Contudo, este ar de máquina de guerra esmorece-se consideravelmente quando se abre a porta e se toma o controlo no lugar do condutor. É como se o Batman tivesse emprestado o Batmobile, mas esqueceu-se de avisar que por dentro estava mobilado pela IKEA.
Entre a cidade e o todo-o-terreno
Se o exterior promete aventura épica, o interior do Torres EVX entrega uma experiência mais… pragmática. O habitáculo, embora espaçoso e funcional, não consegue manter a intensidade dramática sugerida pelo design exterior. Os acabamentos, apesar de adequados ao segmento de preço, revelam-se claramente orientados para a funcionalidade em detrimento do luxo ou da originalidade.
O sistema de infoentretenimento com o ecrã de 12,3 polegadas e o painel de instrumentos digital da mesma dimensão cumprem o seu papel, oferecendo navegação e conectividade Android Auto e Apple CarPlay. No entanto, a interface e a qualidade dos materiais utilizados lembram-nos constantemente que estamos num veículo que privilegia o valor prático sobre a experiência premium.
Na condução urbana, o Torres EVX revela-se “civilizado”. A motorização elétrica proporciona uma resposta instantânea e silenciosa, características que se adequam perfeitamente ao trânsito citadino. A capacidade de submersão até 300 mm (a velocidades inferiores a 30 km/h) e o sistema de controlo de tração evidenciam a herança off-road da marca, embora na prática urbana estas características sejam mais tranquilizadoras do que necessárias.
A proposta de valor deste SUV sul-coreano assenta essencialmente na combinação entre design diferenciador, capacidades off-road genuínas e a garantia de sete anos ou 150 quilómetros.
Fora de estrada consegue honrar parcialmente as suas credenciais aventureiras. A tração integral e os diferentes modos de condução (Normal, Sport e Inverno) permitem alguma versatilidade em terrenos variados, embora seja evidente que este SUV está mais confortável em estradas alcatroadas do que em trilhos verdadeiramente desafiantes.
Com um preço de entrada na ordem dos 40 mil euros, o Torres EVX posiciona-se numa zona de combate particularmente competitiva. Comparado com o Tesla Model Y, oferece um design mais distintivo, mas uma tecnologia menos avançada. Face ao Skoda Enyaq, apresenta maior robustez visual, mas menor refinamento interior. Relativamente ao BYD Seal U, destaca-se pela herança SUV especializada, mas fica aquém em termos de inovação tecnológica.
A proposta de valor deste SUV sul-coreano assenta essencialmente na combinação entre design diferenciador, capacidades off-road genuínas e a garantia de sete anos ou 150 mil quilómetros. Para consumidores que procuram um SUV elétrico com personalidade própria e que não se importam de trocar algum refinamento por autenticidade, a equação pode fazer sentido.
O KGM Torres EVX não tenta ser mais do que é, mas também não consegue ser tudo aquilo que o seu design exterior promete. É como um ator de ação que descobriu ter talento para comédia romântica — funciona, mas não é exatamente aquilo que esperávamos quando comprámos o bilhete.
Para a KGM, este modelo representa um passo importante na construção da sua nova identidade pós-SsangYong. Consegue diferenciar-se num mercado saturado de SUV elétricos aparentemente iguais, oferecendo uma alternativa com caráter próprio. Contudo, para que o Torres EVX se torne numa escolha verdadeiramente competitiva, será necessário que futuras evoluções consigam alinhar melhor a promessa exterior com a experiência interior.
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