Ensaio

A elegância silenciosa deste elétrico do cavalo de Stuttgart prova que a adrenalina não precisa de gasolina quando a engenharia decide desafiar a física com classe e 610 Nm de binário.

Carregada de tecnologia e conforto, esta carrinha em modo híbrido dos espanhóis da Seat mostra-se fiel às famílias modernas, ainda que a emoção fique arrumada no banco de trás.

Por cerca de 43 mil euros e com muito espaço a bordo, o compacto SUV elétrico da Skoda passa o teste do dia a dia familiar sem dramas e prova que os elétricos também podem ser práticos e elegantes.

Conforto, som excecional e autonomia generosa, mas a arrumação limitada e truques tecnológicos podem deixar as famílias mais exigentes a pensar duas vezes quando pensam no topo de gama da Polestar.

Limpo nas linhas, rico em tecnologia e pobre em folia, este SUV da Mercedes é um elétrico perfeito para quem quer luxo ao volante em modo discreto e pouca vontade de chamar atenções.

De Lisboa a Faro em duas rodas. O relato de uma viagem de descoberta da BMW R1300 GS Triple Black com direito a 40 quilómetros de curvas e contracurvas.

Futurista por dentro e por fora, esta carrinha elétrica envolve os sentidos com detalhes e gadgets únicos, mesmo que isso implique pagar (bem) caro por menos espaço do que se esperaria.

Com visual marcante, tecnologia integrada e autonomia sólida, o Volvo EC40 Black Edition aposta na exclusividade, mas o valor não convence todos os bolsos.

O compacto elétrico da sul-coreana Hyundai desafia as ruas e recantos de Lisboa com uma abordagem descomplicada e engenhosa, cumprindo exatamente o prometido, sem luxos nem exageros.

Para quem já desistiu de tentar enfiar tudo num carro comum, o mais recente membro da família Volkwagen é capaz de carregar birras, tralhas e piqueniques... e ainda sobra espaço.

O futuro dos SUV elétricos já não fala só alemão, graças ao flagship da Xpeng. Agora, quem quer luxo e autonomia sem esvaziar a carteira tem uma escolha que faz pensar duas vezes.

Numa combinação inesperada de potência irracional com elegância, a aposta desportiva da Smart torna este SUV num brinquedo irresistível para quem procura emoções fortes ao volante.

O Polestar 3 long range alia um destacável desempenho elétrico, luxo escandinavo e tecnologia de topo, mas o preço elevado e a bagageira limitada desafiam famílias exigentes.

O SUV elétrico da sul-coreana KGM parece saído de um filme de ação, exibindo músculos e voz de herói, que contrasta com um interior que parece ter sido "mobiliado" por alguém obcecado por pragmatismo.

Entre buracos e lombas, só o Musk faz mais barulho que o novo Model Y. E este é o exemplo da nossa relação complicada com a tecnologia moderna: sabemos que tem problemas, mas ainda assim queremos um.

Espaçoso, funcional e sem estragar o orçamento familiar, este SUV elétrico da chinesa BYD não impressiona na estrada nem no design, mas resolve o essencial sem complicações ou grandes surpresas.

Ousado e sedutor na estrada, mas também polémico, controverso e particularmente pesado na carteira, é assim feita a matéria do BMW X6 após um renovado facelift.

A Honda reinventou o seu SUV mais icónico, dando-lhe mais tecnologia, numa combinação de tradição e modernidade. Será que mantém o DNA de conforto que o tornou famoso?

O histórico Santa Fe reinventou-se, passando de um todo-o-terreno para um familiar espaçoso. O resultado é um SUV que desafia expectativas, mas que questiona o seu próprio propósito.

A nova coqueluche da marca sueca (mas detida por chineses) é um fenómeno de vendas em Portugal e na Europa, graças a um design altamente minimalista e sem perder o brilho na estrada.

Luxo e versatilidade unem-se para desafiar os limites entre conforto e aventura. Dos trilhos sinuosos fora de estrada ao asfalto citadino, esta carrinha híbrida plug-in prova que elegância e robustez.

O SUV elétrico da marca alemã brilha tanto no asfalto como em trilhos fora de estrada, mas o preço para o "levar a passear" está longe de chegar à maioria das carteiras.

Quando lançou o elétrico MX-30, a Mazda terá olhado só para o seu país. Com uns impensáveis 160 a 180 km de autonomia real em estrada, a solução foi juntar um motor a gasolina. Estranho, mas eficaz.

Silencioso como um ninja, espaçoso como um T1 e tecnológico como um geek. Laurin e Klement, fundadores do que viria a ser a Skoda, muito provavelmente aprovariam com um thumbs up este elétrico.

A mais recente estrela da marca bávara conjuga luxo e potência como ninguém: 660 cavalos de motor, bancos aquecidos e com massagens e cinema 8K a bordo. Só falta o mordomo a servir champanhe.

Com 306 cavalos e um interior que grita "diversão", o novo Countryman elétrico carrega o espírito divertido da marca, mas torna-se apenas num sonho para a maioria das carteiras.