Nuno Botelho reeleito presidente da Associação Comercial do Porto. Conheça a direção
Presidente da ACP destaca o "grande desafio" que as autárquicas de outubro representam para a região Norte e promete que a mais antiga associação empresarial vai continuar a defender os empresários.

Há mais de uma década na liderança da Associação Comercial do Porto (ACP-CCIP), Nuno Botelho foi nesta terça-feira reconduzido no cargo, apontando baterias para a “defesa da região e dos seus empresários“, sobretudo numa altura em que as próximas eleições de 12 de outubro deverão gerar mudanças no “mapa autárquico” nacional e por consequência económico.
“O ano de 2025 terminará com um mapa autárquico no país diferente do que conhecemos hoje, representando um grande desafio para a região Norte, em especial nas componentes política, económica e social”, assinala Nuno Botelho, que foi reeleito para o mandato de 2025 durante a assembleia geral ordinária desta terça-feira.
“A Associação Comercial do Porto continuará a ser, como é seu desígnio, uma voz ativa na defesa região e dos seus empresários”, afiança o sucessor de Rui Moreira à frente da instituição. Pretende ainda “criar um ambiente mais colaborativo e eficiente, reforçar o trabalho em rede e ajudar a encontrar soluções para as empresas neste período de instabilidade internacional”.
Prendemos criar um ambiente mais colaborativo e eficiente, reforçar o trabalho em rede e ajudar a encontrar soluções para as empresas neste período de instabilidade internacional.
Desde outubro de 2013 na presidência da direção da ACP — fundada em 1834 e considerada a mais antiga associação empresarial portuguesa –, Nuno Botelho mantém Álvaro Costa como número dois na equipa, além de Filipe Avides Moreira e António Ricca como primeiro e segundo secretários, respetivamente.
Da direção da ACP fazem ainda parte Cristina Passos, Gonçalo Lobo Xavier, Jorge Macedo, Jorge Queiroz Machado, José Manuel Fortunato, Maria José Barros, Miguel Franco, Nuno Lameiras, Ricardo Fonseca, Rosário Gambôa e Vasco Moura Ramos.
Entre as ações realizar neste mandato constam “a elaboração de estudos, conferências e outras atividades de relevo regional e nacional para apoiar as empresas e o Estado, com o objetivo de gerar conhecimento e discutir políticas públicas, melhorar a competitividade das empresas da região e fortalecer a relação entre o setor público e o privado“, refere num comunicado.
Nascido no Porto em 1973, Nuno Luís Cameira de Sousa Botelho é licenciado em Direito pela Universidade Católica do Porto e pós-graduado em Banca, Bolsa e Seguros pela Universidade de Coimbra. Gestor com experiência nos setores do turismo, dos eventos e do vinho foi acionista fundador da Essência do Vinho.
Membro do conselho fiscal da The Fladgate Partnership, grupo que detém várias marcas de vinho e projetos hoteleiros e turísticos como o The Yeatman ou o World of Wine, ambos em Vila Nova de Gaia, é também membro do conselho consultivo da seguradora Sabseg e consultor da produtora de produtos de borracha SPC Jevsa.
No âmbito associativo, Botelho é atualmente vice-presidente do Conselho Geral da CIP – Confederação Empresarial do Portugal e presidente da Assembleia Geral da Associação de Turismo do Porto, entre outros cargos de administração ou de aconselhamento em instituições como a Escola de Comércio do Porto, a Universidade Europeia ou Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nuno Botelho reeleito presidente da Associação Comercial do Porto. Conheça a direção
{{ noCommentsLabel }}