Belgas constroem 2.000 quartos para estudantes em Portugal e Espanha

Belgas avançam com construção da primeira residência para estudantes em setembro de 2026, construindo as restantes de forma faseada até 2028 de modo a responder à crescente procura de alojamento.

Os promotores belgas Promiris e Besix Red Portugal vão até 2028 construir um total de 2.000 quartos para estudantes nalgumas das principais cidades universitárias portuguesas e espanholas. A obra da primeira residência arranca em setembro de 2026, devendo as restantes empreitadas decorrer de forma faseada com o objetivo de todo o processo estar concluído dentro de três anos.

As empreitadas resultam de uma parceira entre os dois promotores imobiliários que não avançam com o valor do investimento total, nem as cidades onde serão construídas as residências para estudantes.

Num comunicado, os dois promotores imobiliários anunciam apenas que “esta parceria estratégica prevê o desenvolvimento de um portefólio de projetos PBSA (Purpose-Built Student Accommodation), representando cerca de 2.000 quartos distribuídos por várias cidades universitárias da Península Ibérica”.

A Promiris entrou no mercado português em 2018 e rapidamente detetou uma insuficiente oferta de infraestruturas de alojamento para estudantes no país.

Christian Terlinden

Administrador da Promiris

Esta parceria visa responder à crescente procura pelos estudantes de alojamentos em Portugal e em Espanha. “A Promiris entrou no mercado português em 2018 e rapidamente detetou uma insuficiente oferta de infraestruturas de alojamento para estudantes no país“, explana o administrador desta empresa, Christian Terlinden. Para fazer face a esse problema, prossegue, “a Promiris convidou a Besix Red a associar-se ao desenvolvimento destes projetos, tendo em conta a presença das suas equipas já operacionais em Portugal noutros segmentos”.

Para Gabriel Uzgen, CEO da Besix Red, “o segmento PBSA é particularmente promissor: beneficia do apoio crescente das autoridades públicas, de compromissos de longo prazo por parte dos operadores e das universidades, bem como de um interesse certo por parte dos investidores institucionais”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Belgas constroem 2.000 quartos para estudantes em Portugal e Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião