Marketing

Delta House faz-se à estrada para mostrar todas as marcas do grupo Nabeiro e “reforçar posicionamento de proximidade”

Rafael Ascensão,

O Delta House On Tour promove ações de sampling, degustações, exposições e showrooms de produtos para dar a conhecer as marcas do grupo, objetivo também da recém-lançada marca umbrella Delta House.

É com o objetivo de apresentar a Delta House — a recente marca que agrega todas as marcas alimentares do Grupo Nabeiro sob uma identidade única — que o Delta House On Tour, um camião roadshow, vai percorrer o país de norte a sul. “Vai ser muito bom para darmos a conhecer as marcas” do grupo, entende o CEO, Rui Miguel Nabeiro.

O Delta House on Tour “vem reforçar o posicionamento de proximidade, com os nossos clientes, consumidores e parceiros. No fundo queremos aproximar e envolver os consumidores, reforçar a regionalidade com impacto, criar experiências imersivas dentro do camião com as marcas da Delta House”, disse numa apresentação aos jornalistas, esta terça-feira.

Este roadshow, que arrancou com uma presença no Nos Alive, vai viajar por um total de 36 localidades de 24 cidades, durante 33 semanas, até 26 de fevereiro. Durante este período, o Delta House On Tour promove ações de sampling, degustações com baristas, exposições, showroom de produtos e outras experiências.

Recuando no tempo, Rui Miguel Nabeiro explicou que numa altura em que a Delta ainda era dedicada 100% ao café “bateu-lhe” à porta a Nutrexpa, uma empresa espanhola que desafiou a Delta a distribuir em Portugal um produto à base de chocolate denominado Phoskitos. Embora essa aposta tenha sido um “fracasso”, marcou o início do caminho do grupo para a diversificação, uma vez que “percebemos que tínhamos aqui uma oportunidade”, explicou Rui Miguel Nabeiro numa apresentação junto ao Jardim da Praça do Império, em Belém.

Seguiu-se a Tetley, tendo depois o Grupo Nabeiro começado a representar diversas marcas internacionais e lançado outras marcas próprias. Atualmente, para além do café, o grupo conta com um portefólio com mais de 70 marcas no segmento alimentar — entre produtos como snacks, cogumelos, gelados, bebidas achocolatadas, águas, cervejas ou azeite e azeitonas — que representam 22% das vendas e uma faturação de cerca de 120 milhões de euros.

“Com esta multiplicidade de marcas, de territórios, de segmentos, sentimos que era o momento de agregar, organizar e consolidar, no fundo, reunir todas estas marcas sob o mesmo teto e criar uma casa para todas elas. Foi assim que apareceu a Delta House, criada com este propósito de consolidar todas as marcas do Grupo Nabeiro na área da distribuição alimentar, sob uma identidade única”, afirmou o responsável.

“No fundo, mais do que uma marca, é a materialização daquilo que é a nossa estratégia multicategoria café, alimentação e bebidas, e da nossa ambição de sermos reconhecidos em Portugal e, obviamente, além de fronteiras, como uma referência na distribuição e gestão de marcas alimentares“, acrescentou.

O grande objetivo é que se “perceba que há aqui um umbrella que dá a chancela de qualidade do grupo de Nabeiro a todas as marcas que representamos. Essa é a grande vantagem da Delta House — ‘arrumar’ o portefólio e dar a credibilidade que estas marcas merecem“, explicou ainda depois Rui Miguel Nabeiro aos jornalistas, à margem do evento.

A Delta House consegue assim “potenciar a estratégia de diversificação” do grupo, unificando as marcas num só sítio, “facilitar a abordagem das equipas comerciais“, e “promover um modelo flexível para integrar estas novas categorias e segmentos do setor alimentar, tornando-os atrativos para outras marcas e empresas que procurem representação dos seus produtos”, disse.

Delta Cafés, Delta Q, Go Chill, Belíssimo, Adega Mayor, Tetley, Corona, Stella Artois, Budweiser, Qampo, Monchique, Alardo, ou Unboring Snacks são algumas das marcas do universo do grupo agregadas agora nesta marca umbrella.

Esta estratégia materializa-se também no site thedeltahouse.com, que já substituiu o site da Delta Q, pelo que os consumidores já podem fazer online compras de todas as categorias e produtos da Delta House. Esta possibilidade de compra vai também ser alargada a outros países como França, Espanha ou Brasil. A plataforma foi também pensada numa ótica B2B (business-to-business), com os profissionais a poderem fazer as compras e encomendas através do site, assim como pedir assistência ou consultar documentação.

Com uma média de 10 mil visitantes diários, a nova casa digital do Grupo Nabeiro registou um crescimento de 20% no valor médio de compras desde o seu lançamento, adianta o grupo em comunicado.

Esta estratégia acarretou um “grande investimento“, apontou Rui Miguel Nabeiro. “Obrigou-nos a mudar não só a estrutura do site mas a plataforma que usámos. Adotámos uma plataforma internacional que nos vai ajudar a elevar as nossas vendas, o ticket, a experiência de compra dentro da loja online. E para já os resultados são muito animadores”, disse aos jornalistas.

“Estamos muito contentes com esta mudança porque permitimos às pessoas perceber que o grupo de Nabeiro tem um conjunto de marcas mais alargado do que apenas a Delta, que é a marca mais conhecida. E a Delta House serve também para proteger a Delta, porque a marca Delta é uma marca de cafés. Muitas vezes diz-se que Delta lançou gelados, mas a Delta não lançou gelados, neste caso a Delta House lança gelados, sim, mas a Delta é uma marca de café”, acrescentou.

Em relação à ambição de colocar a Delta no top 10 das marcas de café a nível global — para o qual ainda faltam escalar 12 andares — Rui Miguel Nabeiro acredita que esta estratégia “também vai ajudar nesse caminho”. “Quando hoje chegamos a um cliente já não vendemos só café, temos um portfólio muito interessante. Temos marcas conhecidas e muito fortes e acabam por ajudar-nos na relação com o cliente e a facilitar a vida ao cliente. Isso dá-nos também mais poder negocial e mais capacidade de alavancar as vendas“, explicou aos jornalistas.

Fazendo uma avaliação do negócio no primeiro semestre, Rui Miguel Nabeiro explicou que, do ponto de vista de faturação, “o número é grande”, embora tal se deva também à subida dos preços. “Crescemos 18% no primeiro semestre mas, tenho que dizer isto, muito alavancados por aumentos de preço, porque a matéria-prima obrigou-nos a subir. Mas não me posso queixar, não foi um primeiro semestre mau, não caímos em volume, que era uma preocupação muito grande com estes aumentos”.

“Estamos preocupados com estes aumentos mas não me posso queixar. Ficámos muito satisfeitos e, em particular, com uma ótima performance no primeiro semestre em Espanha, que continua a crescer acima de 20%, o que é muito bom. A Biedronka também, na Polónia, com uma ótima performance, já perto dos 30% de quota de mercado. Foi, de facto, um bom primeiro semestre”, diz o líder do grupo que registou uma faturação de 570 milhões de euros em 2024.

Para o segundo semestre, as perspetivas passam por “continuar este bom ritmo e fechar bem o ano”, aponta Rui Miguel Nabeiro, que se mostra “otimista”. “Acho que este é um bom kick-off que estamos a dar para o segundo semestre“, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.