Cascais quer assumir gestão da linha ferroviária e estações no concelho

  • Lusa
  • 22 Julho 2025

Câmara liderada por Carlos Carreiras quer assumir a concessão da linha ferroviária de Cascais e gerir as estações do concelho, tendo manifestado essa intenção ao Governo.

A Câmara Municipal de Cascais quer assumir a concessão da linha ferroviária de Cascais e gerir as estações ferroviárias do concelho, tendo manifestado essa intenção ao Governo, anunciou a autarquia nesta terça-feira.

Em comunicado, a Câmara de Cascais, presidida pelo social-democrata Carlos Carreiras, indica que dirigiu um ofício à secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Dias, a manifestar vontade em negociar a atribuição da concessão ou subconcessão da Linha Ferroviária de Cascais.

A nota explica que a proposta surge da possibilidade, inscrita no programa do Governo, de concessionar ou subconcessionar a gestão de infraestruturas ferroviárias, o que, segundo a autarquia, representa uma “oportunidade relevante para aprofundar a descentralização da mobilidade e reforçar a proximidade com os cidadãos”.

“A mobilidade tem sido para Cascais uma prioridade clara e estratégica. O projeto Mobi, que implementou os transportes públicos gratuitos em Cascais, é exemplo concreto disso. Integrar a ferrovia neste esforço de modernização e proximidade é o passo natural seguinte. E Cascais quer dar esse passo.”, afirmou o vice-presidente da autarquia, Nuno Piteira Lopes, citado na nota.

Segundo a autarquia, a Mobi Cascais transportou mais de 38 milhões de passageiros entre 2020 e 2024, registando um aumento de 172% nos utilizadores diários de passes.

Nesse sentido, a Câmara de Cascais considera que a inclusão da linha ferroviária no modelo de gestão local permitirá uma maior articulação entre os diferentes modos de transporte e uma melhoria na qualidade do serviço prestado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cascais quer assumir gestão da linha ferroviária e estações no concelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião