CIM da Região de Leiria reforça meios de combate a incêndios com 1,7 milhões de euros

A CIM da Região de Leiria prevê gastar cinco milhões de euros até 2027 no combate a incêndios. Para já, investiu 1,7 milhões de euros em veículos florestais, equipamentos de proteção e comunicações.

Numa altura em que várias localidades do país estão em chamas, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) anuncia o reforço da capacidade de combate a incêndios na região, mediante a aquisição de seis veículos florestais, 500 equipamentos de proteção individual e um sistema de comunicações por satélite, num investimento de 1,7 milhões de euros. Este valor faz parte de um bolo global de cinco milhões de euros que a CIMRL prevê investir até 2027.

“Este reforço de meios é parte integrante de uma estratégia regional para a proteção civil, com enfoque na modernização de equipamentos, melhoria das comunicações operacionais e proteção dos profissionais que diariamente asseguram a resposta em situações de emergência, num investimento global de cerca de cinco milhões de euros a realizar até 2027″, detalha a CIMRL num comunicado enviado às redações.

Os seis veículos florestais, num investimento de 1,4 milhões de euros, serão entregues a 5 de agosto às corporações de bombeiros da região, durante uma cerimónia no quartel sede dos Bombeiros Voluntários de Leiria. A iniciativa conta com a participação secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, além de autarcas, representantes das corporações de bombeiros e outras entidades ligadas à Proteção Civil.

Segundo a CIMRL, “este momento simbólico visa reconhecer o papel essencial das corporações de bombeiros na proteção de pessoas, bens e ecossistemas, e sublinhar o compromisso das autarquias da Região de Leiria com a segurança das populações e o reforço do dispositivo intermunicipal de combate a incêndios rurais.

Além dos veículos florestais de combate a incêndios com um custo de 1,4 milhões de euros, a comunidade gastou 269.775,00 euros na compra de 500 equipamentos de proteção individual e mais 85.530,88 euros na aquisição de um sistema de comunicações por satélite, perfazendo um total de 1,7 milhões de euros.

“A CIMRL reitera o seu compromisso com a valorização dos bombeiros, a prevenção e o combate aos incêndios rurais, em articulação com as autarquias, agentes de proteção civil e o Governo”, lê-se na mesma nota.

Ainda recentemente, a comunidade evocou as vítimas dos incêndios de 17 de junho de 2017, em Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera. “O incêndio rural que deflagrou em Pedrógão Grande alastrou a concelhos vizinhos, provocando a perda irreparável de 66 vidas, mais de 250 feridos, sete dos quais graves”, recorda a CIMRL num comunicado enviado na ocasião.

Entre 1 de janeiro e 30 de julho deste ano deflagraram 4.581 incêndios rurais em Portugal Continental, tendo ardido 29.414 hectares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CIM da Região de Leiria reforça meios de combate a incêndios com 1,7 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião