Dez anunciantes responderam por um quarto do investimento publicitário no semestre
Os 20 maiores anunciantes responderam por 39,7% de toda a publicidade. Ediclube, Modelo Continente, UnileverFIMA, Nos, Meo, Lidl, McDonald's, Nestlé, L'Oréal e Worten foram os que mais investiram.
Entre janeiro e junho, cerca de um quarto (25,6%) do investimento publicitário a preços de tabela — ou seja, sem os descontos negociados com os meios — foi da responsabilidade de uma dezena de anunciantes.
Ediclube, Modelo Continente, UnileverFIMA, Nos, Meo, Lidl, McDonald’s, Nestlé, L’Oréal e Worten foram assim responsáveis por um em cada quatro euros investidos em publicidade durante os primeiros seis meses de 2025. As conclusões são da MediaMonitor, do grupo Marktest, que faz a análise a preços de tabela.
O maior anunciante no acumulado do primeiro semestre do ano foi o Ediclube, responsável por um share of voice de 3,6% face ao total do mercado publicitário de televisão, rádio, imprensa, outdoor e internet. Esta percentagem aumenta para 9%, quando analisada apenas entre o total dos 20 maiores anunciantes do semestre.
O Modelo Continente surge na segunda posição, com 3,3% de share of voice face ao total do mercado publicitário e 8,3% face ao total dos 20 maiores anunciantes. Já no terceiro lugar, a Unilever Fima registou um share of voice de 2,9% face ao total do mercado publicitário e de 7,1% face ao total dos 20 maiores anunciantes.
Entre os 20 maiores investidores publicitários, encontramos seis empresas do grande consumo, três da grande distribuição, três das telecomunicações e oito de outros setores. No seu conjunto, os 20 maiores anunciantes foram responsáveis por 39,7% da publicidade, a preços de tabela.
A televisão foi o meio em que os maiores investidores apostaram em maior medida e para onde canalizaram a esmagadora maioria (95,4%) dos seus orçamentos, aponta ainda o estudo da MediaMonitor.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.