Metro do Mondego arranca sexta-feira com operação preliminar

Novo sistema de transportes arranca com percurso entre Portagem e Vale das Flores, em Coimbra, e será gratuito até à abertura total da linha até Serpins.

Depois de cerca de três décadas de avanços e recuos, o Metro do Mondego vai finalmente arrancar. Na sexta-feira, dia 29 de agosto, tem início a operação preliminar com um percurso entre Portagem e Vale das Flores, na cidade de Coimbra. As viagens serão gratuitas até à abertura total da linha até Serpins, no concelho da Lousã, prevista até ao final do ano.

O novo sistema de transportes, em modelo Bus Rapid Transit (BRT), que substituiu o projeto original de metro ligeiro de superfície, representa um investimento de 220 milhões de euros, segundo o Ministério das Infarestruturas. O traçado agora inaugurado tem cinco quilómetros de extensão e 10 estações.

Quando estiver concluído, o Metro do Mondego vai ligar três concelhos — Coimbra, Lousã e Miranda do Corvo –, terá uma extensão total de 42 quilómetros e será servido por 35 autocarros com capacidade máxima de 136 passageiros. Em hora de ponta, na zona urbana, o intervalo entre autocarros será de cinco minutos. São estimados 13 milhões de passageiros.

“Durante décadas, os habitantes da região de Coimbra esperaram, e desesperaram, pelo dia em que finalmente o Metro do Mondego entrasse em funcionamento. O desenvolvimento do país e a satisfação das populações passa por lhes proporcionar transportes coletivos de qualidade e com respeito pelo ambiente. Por isso, este primeiro passo é tão importante para a região”, afirma o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, citado em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Metro do Mondego arranca sexta-feira com operação preliminar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião