Marketing

Agências gastam 26% do seu tempo a otimizar campanhas manualmente. IA pode ajudar

+ M,

Esta perda de produtividade custa às agências norte-americanas mais de 17 mil dólares anualmente por trabalhador. 91% dos marketeers já usam ou planeiam usar ferramentas de IA para otimizar operações.

As agências utilizam 26% do seu tempo a otimizar manualmente as campanhas dos seus clientes, o que representa uma média de cerca de 10 horas semanais gastas neste tipo de trabalho por funcionário.

A conclusão é do estudo da DoubleVerify “AI, Automation and the Future of Digital Advertising“, que estima que, no caso das agências norte-americanas, estas tarefas custem às agências mais de 17 mil dólares anualmente por trabalhador em perda de produtividade. O estudo teve por base a análise de campanhas e uma sondagem global com 1.970 executivos de marketing e publicidade.

Tendo em conta esta redução de tempo e de meios, cerca de 91% dos profissionais de marketing dizem que usam ou planeiam utilizar ferramentas de inteligência artificial (IA) para dar apoio ao desempenho de campanhas e otimizar operações.

Este ano é registado, por exemplo, um aumento de 32% em relação ao ano anterior no uso de inteligência artificial na ativação de campanhas, enquanto no resumo de briefings houve um aumento de 11%. Já para a otimização criativa, o uso de IA aumentou 8%.

No caso das ativações de campanhas, o crescimento do uso de IA foi registado principalmente junto do setor de alimentos e bebidas (cresceu 68%), tecnologia, telecomunicações e eletrónica (41%), retalho (39%), moda e vestuário (42%) e consultoria e gestão de negócios (41%).

Entre os principais desafios associados à otimização de campanhas programáticas, os cinco mais citados no estudo são os de conseguir atingir segmentos de público-alvo (44%), cumprir o orçamento (38%), ter a capacidade de implementar otimizações de forma rápida e eficiente (37%), conseguir atingir os KPIs (35%) e o tempo gasto a trabalhar manualmente em campanhas de otimização (34%).

“Os gestores de campanha ficam frequentemente presos em fluxos de trabalho reativos, agindo mais como facilitadores práticos do que como estrategas. À medida que o cenário se torna mais fragmentado e dinâmico, os profissionais de marketing estão a adotar a IA para retomar o controlo e impulsionar campanhas mais inteligentes e baseadas em resultados. Esta mudança não se trata apenas de automação, mas sim de viabilizar estratégias mais inteligentes que gerem retornos tangíveis sobre o investimento”, refere Mark Zagorski, CEO da DoubleVerify.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.