Depois de Leiria, unicórnio Tekever estende ‘asas’ a Aveiro

Aveiro é a nova região a acolher a fabricante de drones depois de, recentemente, terem aberto um hub em Leiria, com 50 colaboradores, havendo planos para chegar aos 100.

Depois de abrir um hub em Leiria, a fabricante de drones Tekever instalou-se no Parque de Ciência e Inovação (PCI), gerido pela Universidade de Aveiro, nos concelhos de Aveiro e Ílhavo.

“A Tekever está entusiasmada por estar a reforçar a sua ligação ao ecossistema de inovação de Aveiro, reconhecendo a combinação única de tecnologia, criatividade e talento da região”, afirma fonte oficial da mais recente unicórnio nacional, ao ECO.

“A proximidade com a Universidade de Aveiro, com as suas fortes competências em eletrónica e sistemas de informação, cria oportunidades valiosas de colaboração, desenvolvimento de competências e inovação. Esta relação mais próxima reflete o compromisso da Tekever em promover o crescimento nacional, continuando a fornecer tecnologias com impacto global”, refere ainda, sem mais detalhes sobre o número de pessoas da companhia que irão estar alocadas a esta ligação da companhia ao PCI.

Leiria acolhe hub e vai ter 100 profissionais

Aveiro é a nova região a acolher a fabricante de drones depois de, recentemente, terem aberto um hub em Leiria, “um passo natural no nosso crescimento e no compromisso de reforçar a presença junto de parceiros estratégicos na região”, classifica a companhia.

“O polo está operacional com cerca de 50 colaboradores, número que duplicará até ao início do próximo ano. Entre os membros da equipa de Leiria está o colaborador n.º 1.000 da Tekever”, detalha. “No processo de expansão para cerca de 100 colaboradores no polo de Leiria, prevemos criar aproximadamente 30 novos postos de trabalho“, refere.

O polo “acolhe equipas de engenharia altamente especializada, focada em inovação tecnológica, incluindo o desenvolvimento de componentes críticos, ensaios e testes de produto”, adianta ainda a fonte oficial.

A proximidade à academia ditou a escolha da localização. Mas não só. “Leiria foi escolhida para a abertura do novo polo pela proximidade à academia, pelo ecossistema industrial diversificado e altamente especializado com quem a Tekever tem um longo histórico de parceria e pela localização logística central”, refere.

Além disso, a Tekever mantém “uma colaboração estreita com o Instituto Politécnico de Leiria, materializada em projetos e iniciativas como o Formula Student, que refletem o investimento da Tekever no talento jovem e no futuro da engenharia”, destaca a empresa. “Dezenas dos nossos profissionais nesta unidade residem no concelho de Leiria ou formaram-se no Instituto Politécnico de Leiria”, precisa.

“Todos estes elementos contribuíram para a escolha da localização do novo polo em Leiria e vão ao encontro de dois princípios da Tekever: o compromisso de mantermos curtos ciclos de desenvolvimento e a oportunidade de atrair e reter talento altamente qualificado na capital de distrito”, sintetiza.

Em Portugal, a unicórnio tem presença nas Caldas da Rainha, Leiria, Ponte de Sor, Lisboa e Porto, mas também no Reino Unido — onde recentemente anunciou um investimento de 400 milhões de euros e a compra de um aeroporto — Ucrânia e França, onde anunciou um investimento de 100 milhões de euros em Cahors. Ao todo, conta com mais de 1.000 colaboradores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois de Leiria, unicórnio Tekever estende ‘asas’ a Aveiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião