Guimabus investe 20 milhões em 50 autocarros elétricos
Meia centena de novos autocarros elétricos da Guimabus já estão em circulação na cidade vimaranense, num investimento a rondar os 20 milhões de euros, e de olhos postos na neutralidade climática.

Com o investimento de 20 milhões de euros em meia centena de autocarros, pela transportadora Guimabus, o município vimaranense passa a ser um dos primeiros do país a dispor de uma rede de transportes públicos 100% elétrica. A operadora dispõe agora de uma frota com 75 viaturas movidas a eletricidade que já circulam na cidade vimaranense.
Durante a cerimónia de apresentação da nova frota, Pedro Miguel Silva, representante do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), assinalou o facto de Guimarães se tornar “um dos primeiros municípios em Portugal com frota 100% elétrica, liderando a política ambiental e climática, em linha com os compromissos nacionais e europeus”.
É um exemplo de boas práticas que merece ser replicado noutros pontos do país e até a nível europeu.
Recorde-se que, em novembro de 2024, a cidade de Guimarães foi eleita Capital Verde Europeia 2026. Por essa altura, o presidente da Câmara, Domingos Bragança, chegou a assinalar que a candidatura era “sustentada por mais de uma década de trabalho na transição climática, focada nas sete áreas de indicadores ambientais definidas pela Comissão Europeia”.
Esta quarta-feira foi dado mais um passo nesse sentido, de olhos postos na missão de atingir a neutralidade climática até 2030, com a apresentação pela Guimabus dos 50 novos autocarros, designados de “zero emissões”.
“Esta aquisição permitiu eletrificar a totalidade da frota urbana vimaranense e reflete o compromisso do município com a promoção da mobilidade sustentável e da qualidade de vida da população”, assinalou o autarca Domingos Bragança, durante a cerimónia.
A explorar o transporte público de passageiros no concelho desde janeiro de 2022, a operadora investiu na frota 20 milhões de euros, contando com uma comparticipação de 12 milhões de euros do Fundo Ambiental.

Já a presidente do Conselho de Administração da AMT, Ana Paula Vitorino, foi mais longe, considerando que esta renovação da frota de autocarros elétricos “é um exemplo de boas práticas que merece ser replicado noutros pontos do país e até a nível europeu”.
Ana Paula Vitorino não tem dúvidas de que esta nova frota de autocarros terá um significativo impacto na cidade, resultando em “menos poluição, menos ruído, mais conforto e melhor serviço para a população”. Considerou mesmo que a medida poderá ser um incentivo “para que mais pessoas deixem o carro e escolham o transporte público”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Guimabus investe 20 milhões em 50 autocarros elétricos
{{ noCommentsLabel }}