Linha da Beira Alta reabre a 28 de setembro e “devolve ligação à fronteira para transporte de mercadorias”

Renovação de linha, que permite uma ligação ferroviária direta entre o norte e o interior do país, estende-se ao longo de 190 quilómetros.

O serviço de transporte ferroviário de passageiros no troço entre as estações da Pampilhosa e de Mangualde, na Linha da Beira Alta, será retomado no próximo domingo, dia 28 de setembro, avança o ministério das Infraestruturas e Habitação. As intervenções realizadas envolveram a requalificação integral da infraestrutura ferroviária em toda a extensão, cerca de 190 quilómetros.

Com a reabertura deste percurso, é assegurada a reposição integral da circulação de comboios em toda a extensão da renovada Linha da Beira, entre Pampilhosa e a fronteira com Espanha, em Vilar Formoso”, detalha a Infraestruturas de Portugal (IP) em comunicado.

À abertura desta ligação, acresce a entrada em funcionamento da nova Concordância da Mealhada, uma ligação com cerca de 3,2 km entre a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta, que permite ligar diretamente o norte e o interior do país, beneficiando, para além dos passageiros, o serviço de mercadorias na ligação aos portos de Aveiro e Leixões e as redes ferroviárias de Espanha e da Europa.

“Esta infraestrutura permite uma ligação ferroviária direta entre o norte e o interior do país, com vantagens operacionais para o transporte de passageiros, beneficiando diretamente as populações destas regiões, e de mercadorias, nomeadamente na ligação aos portos de Aveiro e Leixões e às redes ferroviárias de Espanha e da Europa“, reforça a IP.

“Este era um dia muito esperado pelos portugueses. A aposta deste Governo é clara: investir na ferrovia é investir no futuro de Portugal. Pela sua natureza estruturante do território, pela importância para o crescimento económico, para a coesão territorial e social, e pelo papel decisivo na descarbonização da mobilidade — o investimento ferroviário não pode parar”, sublinha o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

Este era um dia muito esperado pelos portugueses. A aposta deste Governo é clara: investir na ferrovia é investir no futuro de Portugal. Pela sua natureza estruturante do território, pela importância para o crescimento económico, para a coesão territorial e social, e pelo papel decisivo na descarbonização da mobilidade — o investimento ferroviário não pode parar.

Miguel Pinto Luz

Ministro das Infraestruturas e Habitação

O Governo reforça ainda que “para além da modernização desta linha ao longo dos seus 190 quilómetros, foram ainda construídas alternativas de atravessamento desniveladas, o que permitiu suprimir todas as passagens de nível, bem como a instalação de modernos sistemas de sinalização eletrónica e telecomunicações e acessos para passageiros com mobilidade condicionada”.

O ministério liderado por Pinto Luz classifica a obra como um “eixo estruturante na ligação entre o interior do território nacional, os principais centros urbanos e a rede ferroviária internacional, com ligação à fronteira com Espanha”.

Uma opinião partilhada pela IP que destaca que “a Linha da Beira Alta reveste-se de grande importância como eixo estruturante na ligação entre o interior do território nacional, os principais centros urbanos e a rede ferroviária internacional”. “O país dispõe agora de uma infraestrutura de transporte de passageiros e mercadorias mais moderna, segura, eficiente e ambientalmente sustentável”, refere a IP em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Linha da Beira Alta reabre a 28 de setembro e “devolve ligação à fronteira para transporte de mercadorias”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião