Cerâmica de Aveiro contrata biometano para 25% do consumo energético na fábrica

Fundada em 1969, a Primus Ceramic instalou também na fábrica na Zona Industrial da Taboeira, em Aveiro, o primeiro secador cerâmico alimentado com eletricidade produzida a partir de fontes renováveis.

A Primus Ceramic, empresa portuguesa de cerâmica, assinou com a Rega Energy um contrato de fornecimento de biometano para a descarbonização dos processos produtivos pelo período de dez anos.

A empresa nacional de energias renováveis vai assegurar o fornecimento de 4,75 GW/ano de biometano, o que representa cerca de 25% das necessidades de consumo energético da fábrica localizada na Zona Industrial da Taboeira, em Aveiro.

“Com mais este acordo, reforçamos a aposta na sustentabilidade e na inovação, que nos tem guiado ao longo de mais de cinco décadas de existência. Esta visão tem-nos permitido crescer e afirmar, pela positiva, a nossa marca de qualidade, no país e além-fronteiras”, afirma Paulo Almeida, assessor da administração da Primus Ceramics, citado em comunicado.

Por sua vez, o responsável comercial da Rega Energy, João Rosa Santos, nota que “a cada contrato assinado com a indústria portuguesa contribuem para a descarbonização da indústria, mas também para a mudança para um futuro com produtos sustentáveis Made in Portugal, made Sustainable”.

A empresa de produção de azulejos de pequena dimensão tem vindo a apostar na adoção de tecnologias e processos com vista a reduzir a pegada carbónica e as emissões de gases de efeito de estufa.

Com o objetivo de “tornar os produtos mais sustentáveis e amigos do ambiente”, recentemente, a Primus Ceramics instalou na fábrica o primeiro secador cerâmico alimentado a 100% com eletricidade produzida a partir de fontes renováveis.

Fundada em 1969 como Primus Vitória, a empresa de produção de azulejos de pequena dimensão produz anualmente mais de 4 milhões de metros quadrados, sendo que 75% da produção tem como destino a exportação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cerâmica de Aveiro contrata biometano para 25% do consumo energético na fábrica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião