Exclusivo Retail Mind avança com projetos imobiliários de 78 milhões em Gaia e na Colômbia

Com sede em Vila Nova de Gaia, a Retail Mind está a expandir o negócio para a Colômbia com projetos de retail parks, habitação e uma unidade hoteleira.

Vítor Rocha, CEO da Retail MindJoão Bizarro 19 novembro, 2025

Foi em 2012 que Vítor Rocha criou a Retail Mind, gestora de marcas especializada no setor do retalho, em Vila Nova de Gaia, onde em breve arranca com um projeto que junta lojas e habitação, e que vai custar 45 milhões de euros. Lá fora, a empresa já expandiu o negócio para Espanha, Brasil e Colômbia, sendo neste país da América Latina que está a reforçar com a construção de três retail parks que aliam habitação — um deles ainda soma um hotel –, num investimento de 33 milhões de euros.

Quando fundou a Retail Mind, Vítor Rocha já trazia na bagagem know-how “suficiente” na área de retalho devido ao trabalho que desenvolvera durante anos na então Amorim Imobiliária, principalmente relacionado com os antigos centros comerciais Dolce Vita. Começou por “apoiar as marcas e os empresários na área do retalho no seu processo de expansão e gestão de rede de lojas” nos mercados nacional e internacional, conta ao ECO/Local Online.

Com sede em Vila Nova de Gaia, a sociedade gestora de marcas especializada na área do retalho foi-se posicionando no mercado e cresceu com a abertura de escritórios em Lisboa, em Madrid (Espanha), em Medellín (Colômbia) e em São Paulo (Brasil).

Num investimento de 45 milhões de euros, este projeto em Vila Nova de Gaia engloba um condomínio de luxo com 115 apartamentos e cerca de 3.800 metros quadrados de comércio.

Vítor Rocha

CEO da Retail Mind

“À medida que fomos evoluindo nessa expansão e gestão de marcas, fomos sentindo a necessidade de evoluir para outras áreas de negócio, nomeadamente para a vertente de compra e venda de empresas”, recorda. E foi assim que o grupo apostou no mercado imobiliário com desenvolvimento de projetos de raiz, desde a procura do terreno até à gestão do imóvel após a abertura.

“A Retail Mind é uma empresa que trabalha no ecossistema do retalho”, destaca, apontando como exemplo o projeto mais recente, que deverá nascer dentro de 30 meses, nas imediações do GaiaShopping. “Num investimento de 45 milhões de euros, este projeto engloba um condomínio fechado com 115 apartamentos e cerca de 3.800 metros quadrados de comércio”, detalha Rocha.

Já na Colômbia, o grupo está responsável por um investimento total de 33 milhões de euros na construção de dois retail parks e habitação, em Medellin, e de um outro projeto semelhante de “uso misto” em Bogotá que, ao espaço comercial e casas, soma ainda um hotel com 80 quartos.

“Neste momento estamos em fase de concurso das marcas de retalho e de hotelaria”, adianta o CEO da consultora nortenha, que emprega 30 pessoas. Dezenas de marcas viajam, assim, com a Retail Mind para a Colômbia e para o mercado latino-americano, destaca o empresário.

O grupo já tinha reforçado recentemente os seus quadros na área de Real Estate naquele país para onde pretende “levar o know-how e expertise, bem como a sua forma singular de fazer negócios além-fronteiras”, sublinha. Na América Latina trabalha com marcas como Ponto, Loca, Yves Rocher, Undergold, Tous, Ave María, Percimon, T4 e Cubbit, “apoiando-as no seu crescimento e consolidar a sua expansão no mercado colombiano”.

Projeto com retail park, habitação e hotel em Bogotá (Colômbia)19 novembro, 2025

A nível global, Vítor Rocha calcula já ter assessorado a expansão de mais de 100 marcas nacionais e internacionais e contribuído para a abertura de cerca de 2.800 lojas.

Conta no portefólio com projetos de implantação internacional, principalmente na América Latina, como a entrada da marca de beleza ‘Bottega Verde’, com lojas na Guatemala e em El Salvador. Soma ainda a expansão do grupo argentino ‘Blue Star Group’ pela região, além da entrada da portuguesa Zippy no México e da La Vie En Rose na América Central, ou a chegada da espanhola ‘Lola Casademunt’ no Chile.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Retail Mind avança com projetos imobiliários de 78 milhões em Gaia e na Colômbia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião