Comporta, Odeceixe e Sines lideram destinos tendência de verão na Airbnb

Comporta, Odeceixe e Sines lideram a lista de destinos tendência em Portugal durante 2022, segundo dados da plataforma Airbnb que adianta que os portugueses marcam escapadinhas cada vez mais cedo.

O impacto no turismo, resultante do abrandamento das restrições da pandemia, já se começa a fazer sentir com as reservas de férias a serem feitas cada vez mais cedo e preferencialmente em zonas costeiras, divulga a plataforma de marcação de estadia Airbnb. São localidades das regiões do Algarve, Alentejo e Madeira que estão no top 10 dos lugares tendência na Airbnb para escapadinhas para este Verão de 2022, em Portugal.

A zona da praia de Comporta, em Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, ocupa, assim, o primeiro lugar do pódio dos 10 destinos mais procurados na Airbnb para esta época estival; a que se seguem mais locais costeiros como Odeceixe (Faro) e Sines (Setúbal). Na quarta posição está o Funchal (Madeira), a que se seguem Olhos de Água (Faro), Carvoeiro (Faro), Alqueva (Évora), Odemira (Beja), Ponta Delgada (Açores) e Porches (Faro).

As regiões de Santarém, Lisboa, Coimbra e Viana do Castelo também entram no ranking dos 20 primeiros lugares escolhidos para o Verão.

Curiosamente, os portugueses estão a marcar as escapadinhas mais cedo do que é habitual, de acordo com a plataforma de alojamento Airbnb. “Tradicionalmente, os portugueses têm sido dos últimos na Europa a reservar as suas férias, mas na sequência da pandemia estão a antecipar-se tanto como os seus vizinhos europeus”, refere Mónica Casañas, diretora-geral da Airbnb Marketing ServicesSL.

Mas há requisitos a ter em conta quando se procura uma casa na plataforma, como por exemplo ter uma piscina que é “a característica mais valorizada” da qual muitos dos hóspedes não prescindem. Entre outros serviços solicitados estão ainda o acesso a Internet sem fios, cozinha, estacionamento gratuito e ar condicionado.

Muitos dos hóspedes já sabem o que querem e ao que vão quando optam por esta plataforma que nasceu, em 2007, pelas mãos de dois anfitriões que receberam três hóspedes na sua casa, em São Francisco. “Desde então, cresceu para 4 milhões de anfitriões que acolheram mais de mil milhões de convidados em quase todos os países do mundo”, avança a Airbnb que lançou, recentemente, as categorias que permitem aos hóspedes conectarem-se a alojamentos únicos com todas as comodidades que procuram incluídas. Algumas destas categorias contemplam espaços em praias, vinhas, entre muitas outras.

“Este verão, milhões de pessoas vão viajar, pela primeira vez, desde o início da pandemia, razão pela qual criámos a AirCover, a mais abrangente proteção de viagem tanto para os nossos hóspedes como para os nossos anfitriões”, revela Mónica Casañas. A diretora-geral acrescenta ainda que “a AirCover está sempre incluída e é sempre gratuita, representando a maior melhoria do serviço ao cliente na Airbnb numa década“.

Ainda de acordo com a plataforma, “os anfitriões recebem 954.500 euros de seguro de responsabilidade civil”, igual valor “de proteção contra danos para cobrir prejuízos causados por hóspedes e também proteção contra danos a animais de estimação”. Mais, realça: “O típico anfitrião, em 2021, ganhava cerca de 4.900 euros por ano. Este rendimento extra de 4.900 euros é equivalente a cerca de quatro meses o salário médio em Portugal, um valor chave para que muitos possam fazer face às despesas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comporta, Odeceixe e Sines lideram destinos tendência de verão na Airbnb

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião