Bruxelas quer emitir 50 mil milhões em obrigações para financiar NextGenerationEU

  • Lusa
  • 24 Junho 2022

Fundos serão utilizados para apoiar a recuperação económica dos Estados-membros da pandemia no âmbito do Mecanismo de Recuperação e Resiliência.

A Comissão Europeia quer emitir 50 mil milhões de euros em obrigações da União Europeia (UE) para financiar o programa de estímulo NextGenerationEU entre julho e dezembro, a ser complementado por títulos de dívida.

De acordo com um comunicado do executivo comunitário, os fundos serão utilizados para apoiar a recuperação económica dos Estados-membros da pandemia no âmbito do Mecanismo de Recuperação e Resiliência.

Paralelamente ao financiamento da NextGenerationEU, a Comissão pode também ser chamada a emitir até nove mil milhões de euros em empréstimos para apoiar a Ucrânia ao abrigo de um novo programa de assistência macrofinanceira (AMF) excecional e até 6,6 mil milhões de euros em empréstimos ao abrigo do programa SURE, um instrumento europeu de apoio temporário para atenuar os riscos de desemprego numa situação de emergência sob reserva dos pedidos dos Estados-membros e da conclusão dos procedimentos pertinentes.

O NextGenerationEU é o instrumento temporário concebido para impulsionar a recuperação da crise da covid-19.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas quer emitir 50 mil milhões em obrigações para financiar NextGenerationEU

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião