Taxa de poupança dá um tombo para 8,3% no arranque do ano

A taxa de poupança dos portugueses baixou para 8,3% do rendimento disponível no primeiro trimestre, segundo os dados publicados pelo INE.

“A taxa de poupança das famílias atingiu 8,3% do RDB [Rendimento Disponível Bruto], o que correspondeu a uma redução de 2,4 p.p. relativamente ao resultado do trimestre anterior. Este desempenho foi consequência do aumento em 4,1% do consumo privado (taxa de variação em cadeia de 2,3% no trimestre anterior), superior ao crescimento do rendimento disponível (1,4%)”, revela esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Resumindo, nos primeiros três meses deste ano, os portugueses consumiram a um ritmo muito superior ao acréscimo salarial, o que resultou numa descida acentuada da taxa de poupança. Este valor de 8,3% é o registo mais baixo deste o primeiro trimestre de 2020, precisamente o período em que começou a pandemia e o país “fechou” por causa da Covid-19.

O INE, aliás, já tinha explicado o crescimento da economia no arranque do ano com a forte dinâmica do consumo. No primeiro trimestre, o PIB cresceu 2,6% em cadeia e 11,9% face ao homólogo, tendo Portugal sido o país da União Europeia a registar o maior crescimento.

Taxa de poupança das famílias

Em 2021, com o desconfinamento da economia, a taxa de poupança dos portugueses já tinha baixado para 10,9% do rendimento disponível, aquém dos 12,6% contabilizados em 2020, naquele que foi o valor mais elevado desde 2002, de acordo com a série histórica do INE.

A taxa de poupança mede a parte do rendimento disponível que não é utilizado em consumo final, sendo calculada através do rácio entre a poupança bruta e o rendimento disponível (inclui ajustamento pela variação da participação líquida das famílias nos fundos de pensões). Ou seja, em termos simples, é a fatia do salário que não é gasta.

(Notícia atualizada às 11h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de poupança dá um tombo para 8,3% no arranque do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião