Junta de Odivelas protesta contra encerramento de balcão da CGD
Junta de Freguesia de Odivelas protesta contra encerramento da agência da CGD da Póvoa de Santo Adrião. Uma decisão que "repudia veemente" e considera "uma vergonha".
“Tanto a Junta de Freguesia, como a Câmara Municipal de Odivelas, não foram ouvidas nesta decisão [encerramento do balcão da Caixa Geral de Depósitos (CGD) da Póvoa de Santo Adrião] e repudiam-na veemente. É uma vergonha o que estão a fazer à população da Póvoa, sobretudo aos mais idosos que recorrem a esta agência para levantar todos os meses as suas pensões”, criticou o presidente da União de Freguesias do Olival de Basto e Póvoa de Santo Adrião, Rogério Breia.
A Junta de Freguesia da Póvoa de Santo Adrião, em Odivelas, vai, por isso, realizar uma concentração, no dia 25, em frente à agência da CGD da Póvoa de Santo Adrião, distrito de Lisboa, uma das 23 que está previsto encerrar até ao fim do mês, segundo explicou à Lusa o autarca socialista.
A alternativa mais próxima para os utentes será o balcão de Odivelas ou o balcão de Santo António dos Cavaleiros, no concelho vizinho de Loures. O que, segundo Rogério Breia, “não é viável”, justificando que “será muito complicado, em termos de acessibilidades, para as pessoas mais idosas, sendo também muito difícil o estacionamento”.
Para já, a autarquia conseguiu assegurar que ficarão em funcionamento as caixas multibanco, escassas na localidade.
“A concretizar-se este encerramento, o Olival de Basto e a Póvoa ficarão só com um banco [BPI], quando em tempos chegaram a ter sete”, recordou.
Também hoje, a Câmara Municipal de Odivelas aprovou uma moção, por unanimidade, para contestar o encerramento da agência.
Na sexta-feira, o Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo CGD (STEC) anunciou que a administração da CGD pretendia “encerrar mais 23 agências em Portugal continental” este mês, assinalando que se “desconhecem os motivos” para a intenção.
Para o sindicato, a vontade em “reduzir despesas” carrega a “desvalorização da capacidade da CGD enquanto banco público”, existindo “um inevitável congestionamento dos restantes balcões dessas áreas”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Junta de Odivelas protesta contra encerramento de balcão da CGD
{{ noCommentsLabel }}