DBRS melhora tendência do rating da CGD para “positiva”

A agência de notação financeira DBRS/Morningstar manteve os ratings da Caixa Geral de Depósitos, mas subiu a perspetiva do banco público de "negativa" para "positiva".

A agência de notação financeira DBRS/Morningstar manteve os ratings da Caixa Geral de Depósitos (CGD), mas subiu a perspetiva do banco público para “positiva”, na sequência da “expectativa da consolidação dos progressos realizados em termos de redução do risco de balanço, bem como a manutenção de um bom controlo de custos”.

Em comunicado divulgado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliário (CMVM) a instituição liderada por Paulo Macedo nota que a DBRS/Morningstar deixou inalterado o rating de longo prazo de “BBB”, o rating de curto prazo de R-2 (high) e o rating dos depósitos de longo e curto prazo em BBB (high) e R-1 (low), respetivamente, justificando esta decisão com “a posição de liderança da Caixa no mercado em Portugal, o seu sólido financiamento e capital, bem como a resiliência demonstrada durante a pandemia”.

“Uma subida de rating será provável se a Caixa for capaz de preservar a sua sólida posição de capital, manter o seu perfil de risco atual, bem como demonstrar um histórico adequado de resultados recorrentes”, lê-se.

Ainda assim, a agência de notação subiu a perspetiva do banco público de “negativa” para “positiva”, tendo em conta “a expectativa da consolidação dos progressos realizados em termos de redução do risco de balanço, bem como a manutenção de um bom controlo de custos” da CGD.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DBRS melhora tendência do rating da CGD para “positiva”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião