Empresário português lança em Madrid vinho a 1.700 euros a garrafa
1.700 euros é quanto custa a garrafa de vinho Uranus, lançada em Madrid, Espanha, por um empresário português e um produtor da região de Priorat, Catalunha.
Seguindo a lógica do sistema solar, o empresário português Cláudio Martins, da Martins Wine Advisor, em parceria com o produtor espanhol Dominik Huber, da Terroir al Limit, da região de Priorat, lançou esta quarta-feira, em Madrid (Espanha), a 1.700 euros a garrafa, o vinho Uranus. É o segundo vinho desta coleção depois do português Júpiter posicionar-se e esgotar em três tempos no mercado, apesar de cada garrafa custar 1.000 euros, por Cláudio Martins e o produtor Pedro Ribeiro, da Herdade do Rocim, no Alentejo.
“O Uranus é um vinho tinto da colheita de 2021, produzido em vinhas velhas com 75 anos, na região de Priorat, na Catalunha, numa região mediterrânea”, com edição limitada de 500 garrafas, começa por descrever ao ECO/Local Online o português Cláudio Martins. Na prática, continua, “é um vinho leve, aberto, frutado, com pouca extração, boa acidez, alguns toques de especiarias e um potencial de longevidade enorme”.
Mas não é vinho para a boca, ou melhor, o bolso de qualquer um, tendo em conta que cada garrafa custa 1.700 euros. As razões deste valor? A qualidade e a valorização deste produto de luxo, segundo o português. Para o empresário, que se apaixonou pelo mundo vinícola, quando, na juventude trocou a Serra da Estrela por Londres, Inglaterra, “Portugal produz vinhos do mesmo calibre que os grandes de Priorat, Napa Valley, da Toscana ou da Rioja, mas continuamos sem os valorizar devidamente”.
Por isso mesmo, este projeto Wines From Another World do português, a decorrer durante sete anos, com outros vinhos das regiões de Bordéus, Champagne, Toscana, Napa Valley, Mosel, Geórgia e o Douro. “Estes nove vinhos tornar-se-ão rapidamente alguns dos mais cobiçados nas próximas décadas e, logicamente, o seu valor aumentará exponencialmente durante esse período”, frisa Cláudio Martins.
Portugal produz vinhos do mesmo calibre que os grandes de Priorat, Napa Valley, da Toscana ou da Rioja, mas continuamos sem os valorizar devidamente.
Primeiro foi o Júpiter, corria o ano de 2021, que atraiu a atenção para a região do Alentejo como sendo “um vinho de qualidade” ao nível de muitos estrangeiros de renome e uma edição limitada de 800 exemplares que já esgotou. “O Júpiter continua não só a ser notícia, como também a andar nos circuitos de investimento”, adianta o enólogo e administrador da Herdade do Rocim.
“Com Uranus, continuamos nos vinhos novos, de qualidade extrema, com uma capacidade de envelhecimento extraordinária e muito apetecíveis para os novos consumidores, apreciadores de vinhos diferenciadores”, frisa Cláudio Martins, horas antes de apresentar este novo produto de luxo aos membros do clube Wines From Another World e apreciadores e investidores de vinhos únicos.
Dominik Huber, da Terroir al Limit, de Priorat, o produtor de Uranus, afirma que “foi uma honra ter sido desafiado para dar seguimento ao projeto Wines From Another World e dar corpo ao Uranus”. E colocar Priorat nas bocas do mundo, sem, contudo, avançar com o valor do investimento feito na produção deste vinho com uma diversidade de castas, “desde 85% Garnacha Negra peluda, 10% Garnacha Branca até 5% “Carinena”, resume o produtor espanhol.
A garrafa conta com design de Pedro Antunes, da Sparrow Creative Solutions, que se inspirou no conceito do sistema solar para criar “um desenho mais futurista, minimalista” e evocando mistério. “A caixa da garrafa caracteriza-se pelo seu desenho geométrico e, que ainda simples, apresenta-se com glamour“, descreve Pedro Antunes.
Os próximos vinhos seguem a lógica do sistema solar; uma ideia de Cláudio Martins que desde cedo quis conhecer mundo e abrir horizontes. Começou a sua aventura vinícola em Londres a lavar copos e depois foi subindo degraus a nível profissional. Foi responsável pela New Street Wine Shop, em 2014, e criou a Martins Wine Advisor, consultora que apoia sobretudo privados e empresas de vinho e bebidas ou aquisição de ativos, como vinhos e propriedades. Além da conceção e design de garrafas, a construção de garrafeiras, nomeadamente para unidades hoteleiras.
Agora, Cláudio Martins já conta com uma carteira de mais de 100 clientes, nomeadamente portugueses, americanos, holandeses que vivem em Portugal, além de ter clientes em Inglaterra e em Miami, EUA. O empresário prevê fechar o ano com 1,2 milhões de faturação. O português, que é embaixador do vinho bordalês Liber Pater, chegou a ser distinguido pela revista britânica CEO como “um dos 20 mais dinâmicos CEOs do Reino Unido, em 2020”.
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