Young Lions desafia jovens profissionais a “entrar para a história”
Portugal é o segundo país mais premiado do mundo nos Young Lions. As inscrições para a edição deste ano acabam de abrir e o +M apoia, como media partner, esta iniciativa.
Entra para a história. Este é o desafio que a organização nacional do Young Lions está a lançar aos profissionais mais jovens da indústria da comunicação.
No ano em que o Cannes Lions celebra os 70 anos, este é o mote da campanha da edição deste ano dos Young Lions Portugal. “Com um visual renascentista, mas com símbolos do presente e do futuro, o conceito desta edição revisita ícones históricos numa alusão a personagens do nosso imaginário coletivo que fizeram história, ao mesmo tempo que nos transporta para a atualidade numa fusão irreverente de cenários contrastantes entre a roupa e adereços dos personagens“, começa por explicar a organização.
A campanha tem ainda a particularidade de ter como atores Patrícia Cordeiro e Cláudio Soares, antigos Young Lions que trouxeram para para Portugal a medalha de prata na competição internacional do Young Lions, em Cannes. O conceito e a identidade visual da campanha, tal como nos últimos anos, foram desenvolvidos pela FullSix, responsável também pela amplificação no digital. A Show Off assinada a realização do filme.
“O mote da campanha deste ano vai muito além do apelo à participação, é um apelo aos jovens talentos nacionais para fazerem história, ao poderem inscrever os seus trabalhos na memória coletiva de todos nós”, diz Ana Paula Costa, representante do Lions Festivals, sobre a campanha. “A candidatura ao Young Lions neste ano especialmente importante para o festival que comemora sete décadas de vida, pode ser o primeiro passo para ganhar o reconhecimento e visibilidade, tanto nacional como internacional. É a oportunidade de entrar para a história”, prossegue a responsável.
Ana Paula Costa, que representa desde o início os Young Lions em Portugal, mostra-se otimista quando aos níveis de adesão. “Temos sempre ótimas expectativas em todas as edições, no que respeita às candidaturas por parte de todos aqueles que têm a ambição de representar Portugal num dos palcos do setor com maior prestígio mundial. Este ano serão um pouco mais elevadas, pois é uma oportunidade única para os vencedores das competições nacionais participarem numa edição memorável do festival que há 70 anos tem vindo a premiar as boas ideias, os GroundBreakers, que têm vindo a fazer história na indústria da criatividade em comunicação”, diz ao +M/ECO.
O 70º aniversário do Cannes Lions vem na sequência de um ano de 2022 em que Portugal obteve o melhor resultado de sempre naquela que é a competição de criatividade, comunicação e marketing mais importante da indústria. Ganhou pela primeira vez um Grande Prémio, aos quais se juntaram dois leões de ouro, um leão de prata, quatro leões de bronze e cinco Shortlists. Resultados que “galvanizam todos os profissionais do setor, contribuindo naturalmente para o entusiasmo dos mais jovens ao sonharem também de alguma forma, em alcançarem reconhecimento internacional“, prossegue a responsável.
As competições da secção Young Lions em Cannes começaram em 1995 e Portugal participou pela primeira vez no ano seguinte. “Podemos dizer que desde 1998, ano em que Portugal ganhou a primeira medalha de ouro, obtivemos regularmente bons resultados”, recorda a responsável. Nos últimos anos, contudo, os resultados têm vindo a ser consistentes. Ana Paula Costa justifica-os com duas ordens de fatores. Por um lado o crescimento das categorias, que passaram de uma para sete. Por outro, o método de seleção dos representantes nacionais, implementado desde 2016.
“Procuramos premiar o percurso profissional dos candidatos, bem como avaliar as suas capacidades de trabalho sob pressão, visto que em Cannes têm apenas 24 horas para responderem a um briefing“, concretiza. Os resultados falam por sim, com Portugal a ocupar “uma honrosa 2ª posição” do ranking internacional dos países mais premiados do mundo.
A prestação nacional nos Young Lions é, inclusive, melhor do que na competição principal. “Não podemos partir para uma mesma base de comparação relativamente aos resultados obtidos por Portugal na secção principal e na secção Young Lions”, alerta, no entanto, a responsável. Isto porque, “na primeira, os países partem para uma competição em condições que se prendem com a dimensão dos respetivos mercados, com a sua capacidade de investimento nas candidaturas, quer em qualidade quer em quantidade, bem como na sua promoção, junto dos vários meios internacionais do setor”. Na secção Young Lions, estas variáveis não se verificam, “todos competem numa mesma base, onde só o talento criativo faz a diferença”, reforça Ana Paula Costa.
Com categorias como marketing, media ou as relações públicas a integrar nos últimos anos a competição, Ana Paula Costa refere que tem havido uma média de 150 candidaturas aos Young Lions. Destes são selecionados 14 vencedores, sendo a participação no bootcamp desempenhada em dupla. A primeira fase das candidaturas decorre até 20 de março e podem inscrever-se profissionais até aos 30 anos, através do envio do portefólio e/ou CV, nas áreas de publicidade, media, design, relações públicas e marketing.
As candidaturas serão avaliadas e votadas por um coletivo de jurados indicados pelas associações do setor (APAN, APAP, APAME, APCE, APECOM e Clube da Criatividade), que selecionam 70 profissionais para passar à fase seguinte. No bootcamp, durante 48 horas, as 35 duplas de profissionais respondem a um briefing apresentado por marcas nacionais, decidindo-se, nesta fase, quais os 14 vencedores que viajarão até ao Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, em representação de Portugal. O festival terá lugar de 19 a 23 de junho, em Cannes.
A Central de informação é a agência responsável pela comunicação institucional da iniciativa e a Mediabrands a agência de media parceira para a promoção publicitária da campanha junto dos meios. A MOP é a entidade associada à organização da competição Young Lions, no âmbito da representação do LionsFestivals. O +M apoia a iniciativa como parceiro de media.
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