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SIC e TVI terminaram o mês de fevereiro empatadas nas audiências

Carla Borges Ferreira,

A TVI alcançou a SIC em fevereiro. As duas estações fecharam o mês com um share de 16% e uma audiência média de 3,8%. A RTP1 situou-se nos 11,6%. No cabo, a CMTV lidera com 5,1%.

 

A TVI e a SIC terminaram o mês de fevereiro empatadas. O canal da Media Capital alcançou o canal da Impresa, tendo os dois terminado o mês com um share de 16% e uma audiência média de 3,8%. Se convertermos a audiência média em número de indivíduos, a SIC apresenta uma ligeira vantagem, ao registar, em média, 324,4 mil indivíduos, contra os 322,2 mil da TVI. A RTP é vista por uma média de 233,8 pessoas e fecha o último mês com um share de 11,6%.

No indicador average time spent (ATS), a TVI surge com 2h22, isto é, mais 16 minutos do que a SIC. A RTP1 regista uma ATS de 1h45.

O total do cabo apresenta 9.5%. Contudo, realça a Dentsu/Carat, que elaborou esta análise para o +M/ECO, trata-se de um canal virtual e a sua audiência é diluída pelos muitos canais que o constituem, como mostra o ranking.

 

Analisando por períodos horários, a RTP1 lidera das 7h30 às 12h, sendo o período seguinte, das 12h às 14h, ganho pela SIC. A TVI assume a dianteira, por uma décima, das 14h às 18h e depois novamente, por quatro décimas, das 18h às 20h.

Das 20h às 24h, por três décimas, ganha a SIC, que consolida a vantagem da meia-noite às 26h30 (como tecnicamente é referido). Durante a madrugada, entre as 2h30 e as 7h30, as duas estações estão empatadas, de acordo com os dados fornecidos pela Dentsu/Carat e que têm como universo os adultos com mais de 15 anos.

 

No top dos programas mais vistos, a TVI lidera com sete programas, seguida pela SIC (com quatro) e pela RTP1 (com três formatos). O jogo da Liga dos Campeões entre Inter de Milão e FC Porto, transmitido pela TVI, foi o programa mais visto do mês, com uma audiência média de 8.3%. O Triângulo, da TVI, ocupa a primeira posição fora dos formatos de desporto, seguido pelo “Isto é gozar com quem trabalha”, que é o formato mais visto da SIC.

No cabo, onde os magazines de desporto são os programas mais procurados, a CMTV lidera com 13 dos 15 programas mais vistos. A SIC Notícias e a Fox surgem com um formato cada.

 

No indicador average time spent, o consumo de televisão mantém-se idêntico ao período homólogo, embora com os canais aerial a caírem 11 pontos e o cabo a crescer 13 pontos. No share de audiência, os canais em sinal aberto também registam uma tendência de quebra, com o cabo a crescer em proporção quase idêntica.

 

Nota Técnica para a produção da análise evolutiva e mensal

Dados: Yumi / Caem_TV Fonte: Mediamonitor/ GFK Análise Dentsu/Carat para o +M/ECO
Outros: Vídeo, DVD, VHS, Blu-Ray, satélite, consolas, unmatch (além dos 150 canais medidos e o time-shift com um delay de 7 dias), plataforma dos operadores (vídeo clube, jogos)
Aud. Total: Percentagem de indivíduos que contactaram um canal, pelo menos uma vez.
Aud. Média: Audiência provável que contacta com o canal em qualquer momento do período respetivo.
Tempo médio despendido: Média do tempo que cada indivíduo contactado despendeu com um canal num determinado período.
Share Aud.: Percentagem de tempo que é despendido a ver um dado canal relativamente ao tempo total de visão do meio (Televisão) num determinado período.
Top produzido para programas “Net” (TeleReport), com duração superior a 3 minutos. Audiência corresponde à média ponderada das partes do programa. Não são considerados como programas: Sorteios e Tempo de Antena.

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