+M

Novo Rolls-Royce junta os mundos automóvel e da moda

Rafael Ascensão,

O Rolls-Royce Phantom Syntopia é o novo automóvel criado pela empresa inglesa, que contou com a colaboração da estilista Iris Van Herpen.

Depois de um processo de quatro anos, a Rolls-Royce, em conjunto com a estilista holandesa Iris Van Herpen, desenvolveu um exemplar único do Phantom Syntopia, de forma personalizada e artesanal, aliando o mundo automóvel e da alta-costura. O nome do modelo surge precisamente de uma coleção criada por Iris Van Herpen, em 2018.

O novo automóvel foi concebido de modo a homenagear a simbiose entre a natureza, a arte e a ciência, vivenciada através de um movimento escultural através do qual, tendo como base princípios da biomimética, é possível visualizar um efeito de líquido tridimensional, naquele que se assemelha a um “movimento hipnótico da água”, pelo que em movimento “parece que sobe e desce contra a iridescência translúcida do tecido metálico prateado” do veículo, descreve a Rolls-Royce.

Este efeito é tornado possível através de um arranjo de 162 pétalas de organza de vidro – num processo de 300 horas – ao que se junta a inserção manual de 187 das 995 estrelas de fibrótica. Só o tejadilho envolveu um trabalho de 700 horas para a sua criação, exemplifica a marca.

“A água pode incorporar tantos estados diferentes – e é essa transformação que me inspira a pensar na moda numa perspetiva mais ampla”, refere a a estilista holandesa Iris Van Herpen. A cor do carro é um tom “Liquid Noir”, desenvolvido exclusivamente para este modelo, o qual, sendo iridescente, revela tons de azul, dourado, magenta e roxo, dependendo do ângulo pelo qual é observado, descreve.

Quanto custa? Não se sabe, mas este modelo Phantom da Rolls-Royce, o mais complexo de sempre e que não voltará a ser replicado, vai rolar para as mãos dos seus proprietários em maio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.