Rolls-Royce vende Bergen Engines a grupo britânico

  • Lusa
  • 4 Janeiro 2022

O negócio permitiu um encaixe de 91 milhões à Rolls-Royce. A venda da Bergen Engines a uma empresa russa foi bloqueada.

O grupo industrial Rolls-Royce, especialista em motores de avião, anunciou esta terça-feira a finalização da venda do fabricante norueguês de motores de barco Bergen Engines ao grupo britânico Langley Holdings por um total de 91 milhões de euros.

A Noruega tinha bloqueado em março a venda da empresa ao grupo russo TMH, receando que a Rússia tivesse acesso a tecnologias sensíveis.

O Governo norueguês considerou que “a tecnologia de que dispõe a Bergen Engines e os motores que fabrica teriam grande alcance estratégico militar para a Rússia” e que a compra por uma empresa russa “iria reforçar a capacidade militar” de Moscovo, segundo a AFP.

Em agosto passado, a Rolls-Royce anunciou finalmente um acordo para vender a sua subsidiária ao grupo industrial britânico Langley Holdings, uma empresa com 5.600 trabalhadores e presente na Alemanha, Itália, França e Estados Unidos, além do Reino Unido.

Em 2020, no início da pandemia, a Rolls-Royce adotou um plano de recapitalização no valor de 5 mil milhões de libras e lançou a maior reestruturação da sua história, com a eliminação de 9.000 empregos, mais de 3.000 dos quais no Reino Unido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rolls-Royce vende Bergen Engines a grupo britânico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião