Media

Amazon vai acabar com as subscrições de jornais e revistas individuais

Rafael Ascensão,

É expectável que a medida vise levar o público a adotar o Kindle Unlimited, um serviço de subscrição que dá acesso a milhares de livros e subscrições de revistas.

A partir de setembro vai deixar de ser possível aceder às subscrições de jornais e revistas individuais através do Kindle, serviço de e-reading operado pela Amazon.

A multinacional americana anunciou que ia acabar com o Kindle Newsstand, serviço que permitia aos interessados adquirir subscrições de jornais e revistas para serem lidos através do Kindle e já deixou inclusive de vender as subscrições.

Após uma avaliação das nossas subscrições de revistas e jornais através da Newsstand, decidimos descontinuar os programas de assinatura individual para impressão e Kindle, incluindo edições únicas do Kindle”, disse a Amazon através de um email enviado aos editores, conforme divulgado pelo Mediapost.

A empresa americana acrescentou que não tomava estas decisões de “ânimo leve” e que iria trabalhar com os editores durante o processo de encerramento do programa, o que será feito por fases.

Já aos subscritores, a Amazon revelou que ainda poderiam ler os artigos já entregues, mas que não iriam receber mais nenhum, comprometendo-se a empresa a emitir um reembolso para artigos não entregues. Os assinantes da versão impressa vão deixar de poder gerir as suas subscrições a partir do dia 5 de junho.

Esta medida, que se espera que leve o público a adotar o Kindle Unlimited – um serviço de subscrição que dá acesso ao utilizador milhares de títulos e subscrições de revistas -, provavelmente irá conduzir ao fecho de muitas das pequenas publicações que contavam em grande medida com a Amazon para gerar receita, tendo em conta o grande número de Kindles no mercado, avança a Cord Cutters News.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.