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Gamers dispostos a consumir publicidade dentro dos jogos

Rafael Ascensão,

74% dos jogadores não se importam de assistir a publicidade, caso recebam uma recompensa. 55% dos inquiridos gostavam de ter mais oportunidades para contactar diariamente com este tipo de anúncios.

Há mais gamers do que nunca dispostos a consumir anúncios dentro dos jogos. Os jogadores estão cada vez mais confortáveis com a presença de marcas dentro dos jogos, principalmente quando esta confere a possibilidade de jogar gratuitamente ou oferece recompensas.

A conclusão é do Comscore’s 2023 State of Gaming Report, que questionou mais de quatro mil jogadores norte-americanos, entre os 18 e os 65 anos, sobre a presença de publicidade nos jogos e sobre anúncios durante transmissões em livestream.

De acordo com o estudo, apenas um terço dos jogadores considera que a publicidade impacta negativamente a experiência de jogo, sendo que a menor percentagem de jogadores a pensar que existe um impacto negativo são os que jogam através do telemóvel (23%), seguindo-se os jogadores de consola (31%). A maior percentagem prende-se com quem joga através do computador (35%).

Além disso, 74% dos jogadores não se importam de ver publicidade, caso recebam uma recompensa por isso. Cinquenta e cinco por cento dos inquiridos responderam, inclusive, que gostavam de ter mais oportunidades de assistir diariamente a publicidade com recompensas.

A Scuti, exemplifica a Digiday, chegou a implementar uma ferramenta que dava a possibilidade aos jogadores de consumirem anúncios nos jogos em troca de pontos que podiam ser gastos tanto no mundo real como dentro do jogo, apenas para descobrir entravam no jogo para assistirem à publicidade, sem sequer chegarem a jogar.

Já quanto ao conteúdo relacionado com a transmissão livestream de jogos, a percentagem maior de inquiridos (39%) respondeu que seis a 10 minutos seria demasiado tempo de publicidade numa hora de livestream. Vinte e um por cento dos inquiridos responderam que três a cinco minutos seria demasiado tempo de publicidade, a mesma percentagem que considerou que 11 a 15 seria demasiado tempo. Já 13% dos questionados consideram que 16 minutos seria demasiado tempo alocado à publicidade, enquanto 7% consideram que até entre um e dois minutos já seria tempo a mais.

Recorde-se, a título de exemplo, que em Portugal o tempo destinado à publicidade não pode exceder 20% por hora nos canais generalistas – ou seja, 12 minutos – e 10% nos canais de acesso condicionado. Na RTP1 o limite também é de seis minutos por hora.

O estudo realizado pela Comscore deu ainda a conhecer que 55% dos jogadores consideram que a presença de anúncios de produtos faz com que a experiência de jogo pareça mais real, isto numa altura em que esta tendência se tem massificado em diversos jogos e plataformas, como a Roblox. Esta plataforma anunciou recentemente uma mudança de política no seu padrão de anúncios, visando aumentar a transparência em redor dos anúncios e amenizar as preocupações quanto à segurança dos mais jovens dentro desta plataforma do metaverso.

As informações foram recolhidas em novembro de 2022.

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